PUBLICIDADE

Eleição de Sonia Guajajara é histórica para os povos indígenas

São Paulo elegeu, neste domingo (2), a primeira deputada federal indígena

3 out 2022 - 17h20
Compartilhar
Exibir comentários
Sonia Guajajara nasceu na Terra Indígena Arariboia, no Maranhão
Sonia Guajajara nasceu na Terra Indígena Arariboia, no Maranhão
Foto: Reuters

Sonia Guajajara agora é deputada federal e esse momento é histórico para os povos indígenas e para as mulheres indígenas.

São Paulo elegeu, neste domingo (2), a primeira deputada federal indígena. Sonia foi eleita pelo PSOL com 156.695 votos, junto a outros 69 novos parlamentares que irão representar o estado paulista na Câmara dos Deputados.  

No Congresso, Guajajara somara ao coro de parlamentares da esquerda em defesa do meio ambiente e de comunidades indígenas.

As mulheres indígenas sempre foram silenciadas e subestimadas. Desde a invasão as primeiras violências foram direcionadas para as mulheres. Hoje estamos vencendo os bandeirantes que nunca morreram.

Sonia Guajarara fará toda a diferença no Congresso pois no rosto dela está retratada a mãe desse solo. Sua voz é o canto de outras mulheres indígenas, mas também da grande mãe terra.

Sonia ganhou, mas não ocupará o cargo sozinha. Tudo será feito de modo coletivo, pois povos originários são coletivos. Temos no sangue o verdadeiro significado de comunidade.

No Brasil existem mais de 305 etnias, 305 povos, mas para mim somos uma única nação, aquela que ainda lembra de respeitar a mãe terra, a que nunca desistiu de lutar.

Nossa luta continua, mas agora temos uma guerreira das nossas para fiscalizar o inimigo e isso tornará nossa missão ainda mais certeira.

Dizem que a Sonia é pequenina, mas esqueceram que as sementes também são.

Fonte: Redação Nós
Compartilhar
Publicidade
Publicidade