Quem são as deputadas federais indígenas eleitas

Saiba também quais são as pautas defendidas por elas

Foto: Reprodução Twitter

Formação

Célia Xakriabá, da etnia Xakriabá, vive em Minas Gerais, tem 32 anos e se formou na primeira turma de Educação Indígena da UFMG. É Mestre em Desenvolvimento Sustentável pela UNB.

Foto: Reprodução Facebook

Trajetória política

Em 2015, foi a primeira mulher indígena no órgão central da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Em 2019, atuava como assessora parlamentar da deputada federal Áurea Carolina (PSOL). Acaba de se tornar a primeira mulher indígena eleita deputada federal por Minas Gerais, com 101.078 votos.

Foto: Reprodução Facebook

Pautas

Os três grandes pilares de seu mandato são "Cultura Viva", com foco em políticas públicas para cultura, "Educação Primeiro", com investimento em educação e pesquisa, e "Justiça socioambiental vem com os povos tradicionais", com luta pelo meio ambiente e população indígena.

Foto: Reprodução Facebook

Formação

Sonia Guajajara nasceu na Terra Indígena Arariboia, no Maranhão. Se formou em Letras e em Enfermagem e é especialista em Educação especial pela Universidade Estadual do Maranhão.

Foto: Reprodução Instagram

Atuação

Ela é coordenadora executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e integrante do Conselho da Iniciativa Inter-religiosa pelas Florestas Tropicais do Brasil, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

Foto: Reprodução Facebook

Trajetória política

Em 2018, foi pré-candidata a vice na chapa encabeçada por Guilherme Boulos, tornando-se a primeira pré-candidata de origem indígena à Presidência da República. Agora, em 2022, foi eleita deputada federal pelo estado de São Paulo.

Foto: Reprodução Facebook

Pautas

São 14 os pilares do mandato de Sonia, como defesa da democracia, da Amazônia, da mata atlântica, rios mares e nascentes, povos das florestas, enfrentamento da crise climática, luta pela reforma agrária e combate à fome defendendo a agroecologia.

Foto: Reprodução Facebook

Intersecção

Além delas, propõe também a reconstrução das políticas ambientais eliminadas pelo ministro Ricardo Salles, proteção de saberes de povos indígenas, pautar uma nova economia, redescoberta de São Paulo indígena, combate ao racismo e garantia e direito à vida de pessoas LGBTQIAPN+.

Foto: Reprodução Facebook

Terra NÓS

Conteúdo diverso feito por pessoas diversas

Foto: Reprodução Facebook