PUBLICIDADE

Mudou? Saiba como era a personagem Buba na primeira versão de 'Renascer'

O remake de 'Renascer' está fazendo sucesso na TV Globo, assim como na versão original, principalmente após a chegada de Buba

15 fev 2024 - 10h28
(atualizado às 10h53)
Compartilhar
Exibir comentários
Gabriela Medeiros e Maria Luísa Mendonça como Buba em ‘Renascer’
Gabriela Medeiros e Maria Luísa Mendonça como Buba em ‘Renascer’
Foto: Reprodução/TV Globo / Mais Novela

O público de casa está acompanhado o remake de 'Renascer', no horário nobre da TV Globo, e estão atentos a tudo o que acontece na trama. Adaptada por Bruno Luperi, neto de Benedito Ruy Barbora, a obra sofreu algumas alterações e está diferente da original.

Uma das mudanças que mais chamaram a atenção foi a personagem Buba (Gabriela Medeiros), que na atual produção é uma mulher trans. Na obra, ela tem um caso com um dos filhos do protagonista, José Inocêncio, que era casado. Mas o que mudou? Bom, na novela de 1993 a personagem interpretada por Maria Luísa Mendonça, na verdade, era apresentada como uma pessoa intersexo, e chamada de hermafrodita.

Ao ser questionado sobre o motivo da mudança, Luperi contou ao Gshow que a alteração foi feita pensando no que precisa ser discutido nos tempos atuais.

"A Buba ser uma pessoa intersexo na primeira versão foi um assunto muito bem estabelecido, muito bem colocado e que trouxe muitos avanços. A necessidade de uma nova leitura sobre aquilo, diante do cenário de hoje, na minha concepção, se mostrou importante. A ideia não é tirar uma questão, mas sim adicionar novas camadas e trazer o assunto da diversidade, o assunto de gênero sob uma nova perspectiva que permita que mais discussões sejam feitas", disse o autor.

As mudanças de "Renascer" para ser uma novela mais diversa As mudanças de "Renascer" para ser uma novela mais diversa

Vale destacar que, de acordo com o Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, as pessoas intersexuais são aquelas que nasceram com características sexuais que não se encaixam nas típicas noções binárias de corpos masculinos e femininos. Já a pessoa transexual é aquela que não se identifica com o sexo biológico que nasceu.

Mais Novela
Compartilhar
Publicidade
Publicidade