PUBLICIDADE

MIR assina acordo para ampliar empregabilidade de jovens negros no Brasil

Acordo entre o Ministério da Igualdade Racial (MIR) e o Sebrae visa fortalecer as ações do ministério em relação ao empreendedorismo negro O post MIR assina acordo para ampliar empregabilidade de jovens negros no Brasil apareceu primeiro em AlmaPreta.

29 nov 2023 - 17h43
Compartilhar
Exibir comentários

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, e o presidente do Sebrae, Décio Lima, assinaram, nesta segunda-feira (27), um acordo de cooperação para a criação de políticas públicas de empreendedorismo dentro do campo do "Plano Juventude Negra Viva e do programa Caminhos Amefricanos". 

Segundo esclarecimento do MIR, a parceria com a entidade é fundamental para fortalecer as ações do ministério em relação ao empreendedorismo negro no país, uma vez que o Sebrae pode colaborar "'tecnicamente na defesa dos direitos da população negra brasileira", em especial os jovens, a partir da "melhoria do ambiente de negócios, da gestão e da economia dos pequenos negócios brasileiros".

A chefe da pasta destacou a importância das políticas que o MIR está articulando desde o início da sua construção. "Cada acordo que a gente constrói e assina, a cada passo que a gente dá, nós nos orgulhamos dessa missão. A gente sabe que nunca vai ser uma missão fácil, nós estamos em um país que muita gente insiste em dizer o contrário do que nós comprovamos por dados. Então, cada política que fizemos desde o início é uma conquista", disse.

Além dos representantes do governo federal, a secretária de Políticas e Ações Afirmativas, Combate e Superação do Racismo, Márcia Lima, também estava presente na assinatura do documento.

"Nós sabemos que a cada vez mais que os nossos jovens negros tiverem acesso à  educação, menos vulneráveis eles estarão à violência e à letalidade", destacou ao ressaltar a importância do acesso à educação na proteção e no empoderamento da juventude negra.

Dentre as ações compostas no Acordo de Cooperação Técnica (ACT), está inclusa a sistematização de dados do Plano Juventude Negra Viva (PJNV), iniciativa do MIR voltada à redução da violência letal e das vulnerabilidades sociais que atingem a juventude negra.

Além disso, o acordo também integra o intercâmbio de bolsistas e docentes negros brasileiros para conhecer ações educacionais de empreendedorismo em Moçambique, por meio da iniciativa "Caminhos Amefricanos: programa de intercâmbio Sul-Sul", anunciado em julho deste ano. Desta forma, a expectativa é ampliar as experiências formativas e o desenvolvimento de pesquisas sobre empreendedorismo, a partir da identidade negra", declarou o ministério.

O post MIR assina acordo para ampliar empregabilidade de jovens negros no Brasil apareceu primeiro em AlmaPreta.

Alma Preta
Compartilhar
Publicidade
Publicidade