PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Indígenas são assassinados por garimpeiros na Terra Yanomami

As duas mortes ocorreram em uma área de garimpo na região do Alto Catrimani

8 jan 2024 - 12h26
(atualizado às 12h34)
Compartilhar
Exibir comentários
Imagem mostra uma vista aérea da Terra Indígena Yanomami.
Imagem mostra uma vista aérea da Terra Indígena Yanomami.
Foto: Alma Preta

Dois indígenas Yanomami foram assassinados a tiros por garimpeiros na Terra Indígena Yanomami, denunciou a Urihi Associação Yanomami (UAY). As mortes ocorreram na região do Alto Catrimani, em uma área de garimpo conhecida como Pista do Kapixaba.

Os 10 maiores povos indígenas do Brasil Os 10 maiores povos indígenas do Brasil

Indígenas relataram ao presidente da Associação, Júnior Hekurari, que as vítimas foram mortas com tiros no rosto e tiveram seus corpos mutilados na terça-feira (2). Os suspeitos conseguiram escapar, mas há informações sobre a presença de outro grupo de invasores fortemente armados ainda na região.

Um dos corpos foi cremado, devido aos costumes do povo Yanomami, e outro permanece na floresta. Ainda conforme o relato, os corpos foram encontrados pelo cunhado de uma das vítimas.

Um ofício sobre o caso foi enviado a organizações federais como a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Ministério Público Federal (MPF), Ministério dos Povos Indígenas, Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Exército Brasileiro e Polícia Federal. 

No documento, a associação exigiu ações imediatas e solicitou o envio da Polícia Federal (PF) ao território para remover o corpo e encaminhá-lo para autópsia. Além disso, instou que o incidente seja investigado, com a devida punição para os responsáveis.

Maior território indígena do Brasil, a Terra Indígena Yanomami enfrentou nos últimos o avanço desenfreado da atividade ilegal no território. Somente em 2022, a devastação na região alcançou a marca de 54%.

O Alto Catrimani é uma das áreas mais afetadas pela prática ilegal de garimpo. De acordo com um relatório divulgado em 2022 pela Hutukara Associação Yanomami, a pista do Kapixaba era o epicentro dos maiores acampamentos e infraestruturas de apoio ao garimpo na região naquele ano, abrigando estabelecimentos como bares, mercearias e prostíbulos.

O post Indígenas são assassinados por garimpeiros na Terra Yanomami apareceu primeiro em AlmaPreta.

O que querem os indígenas? "Reflorestar mentes", diz líder Guarani:
Alma Preta
Compartilhar
Publicidade
Publicidade