Google celebra enfermeira pioneira no tratamento da polio
Doodle homenageia hoje a australiana Elizabeth Kenny, que inventou método revolucionário e ajudou milhares de pacientes
Nesta quarta-feira (5) o Doodle celebra a enfermeira Elizabeth Kenny, australiana que que ficou conhecida por criar um tratamento para a poliomielite, conhecido como Método Kenny. Elizabeth nasceu em 1880 em Warialda, Nova Gales do Sul, e cresceu em uma comunidade pobre na Austrália. A pouca educação que recebeu não a impediu de ler diversos livros sobre medicina e anatomia humana.
Ela se tornou voluntária em um hospital em Guyra aos 17 anos e, depois de adquirir bastante conhecimento, abriu a própria clínica de enfermagem em Darling Downs, Queensland. Kenny encontrou um caso de poliomielite no ano de 1911 e, com os seus conhecimentos, curou os pacientes utilizando compressas quentes e úmidas nos membros rígidos, além de ensiná-los a realizar exercícios de fortalecimento muscular.
Esses exercícios reabilitaram vários pacientes com poliomielite, ficaram conhecidos como Método Kenny e seguem considerados uma das maneiras mais eficazes de tratamento da doença. Na data de hoje, em 1997, foi inaugurada a Sister Kenny Memorial House em Nobby, Queensland, um memorial que celebra todo o seu trabalho para ajudar os pacientes com poliomielite.
Elizabeth recebeu títulos honorários da Universidade Rutgers e da Universidade de Rochester pelo seu método de tratamento e foi convidada pelo presidente Franklin D. Roosevelt, que sofria de pólio na época, para falar sobre o seu método. Outro presidente, Harry Truman, autorizou que Kenny entrasse nos Estados Unidos quando quisesse, mesmo sem visto, uma honra que foi concedida anteriormente somente a um outro cidadão não americano.