PUBLICIDADE

Frases feministas que vão te motivar a conquistar direitos e desafiar estereótipos

Conheça as mais impactantes frases feministas para fortalecer o movimento de igualdade de gênero

29 fev 2024 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
O feminismo é pautado na busca pela igualdade de gênero e na reivindicação dos direitos das mulheres
O feminismo é pautado na busca pela igualdade de gênero e na reivindicação dos direitos das mulheres
Foto: iStock: SouthWorks

Na luta em direção a igualdade de gênero, as vozes feministas ecoam com uma força inegável, inspirando mulheres ao redor do mundo a reivindicar seus direitos e buscar a equidade em todas as esferas da vida.

O feminismo é um movimento político, social e cultural, pautado na busca pela igualdade de gênero e na reivindicação dos direitos fundamentais das mulheres. Afirma que as mulheres têm o direito de usufruir das mesmas oportunidades e direitos que os homens. O feminismo se engaja na abordagem de uma diversidade de questões, como disparidade salariais, violência de gênero, representatividade política e formas de discriminação contra mulheres.

O movimento combate também o sexismo e busca promover avanços que resultem em uma convivência mais justa e inclusiva, exigindo não apenas a conscientização e ação individuais, como também transformações estruturais.

Angélica e outras famosas que são feministas declaradas Angélica e outras famosas que são feministas declaradas

No entanto, em cenário em que estereótipos de gênero ainda persistem, artistas, ativistas e escritoras se tornaram faróis de inspiração, catalisando mudanças e motivando mulheres a se levantarem contra a injustiça e desigualdade.

Confira abaixo frases feministas que são referência: 

  • "Eu não terei a minha vida reduzida. Eu não vou me curvar ao capricho ou à ignorância de outra pessoa." - Bell Hooks
  • "Eu decidi que não há nada de errado em se considerar feminista. Então, eu sou uma feminista e todas nós deveríamos ser feministas, porque feminismo é uma outra palavra para igualdade." - Malala Yousafzai
  • "Nossa premissa feminista é: eu tenho valor." - Chimamanda Ngozi Adichie
  • "Os homens temem que as mulheres riam deles. As mulheres temem que os homens as matem." - Margaret Atwood
  • "Extremistas mostram o que mais os assusta: uma menina com um livro." - Malala Yousafzai
  • "Sempre que me perguntam como cheguei a ser feminista, digo que não me fiz feminista, sempre fui. Desde criança. E não por ter lido um livro." - Chimamanda Ngozi Adichie
  • "O feminismo não é só para as mulheres, é permitir que todos tenham uma vida mais plena." - Jane Fonda
  • "Eu não estou aceitando as coisas que eu não posso mudar, estou mudando as coisas que eu não posso aceitar." - Angela Davis
  • "Mulheres comportadas raramente fazem história." - Laurel Thatcher Ulrich
  • "Não sou livre enquanto alguma mulher não o for, mesmo quando as correntes dela forem muito diferentes das minhas." - Audre Lorde

História do feminismo

O feminismo encontrou pouca voz da Idade Média devido à rigidez das normas patriarcais da época. As mulheres eram confinadas ao papel de esposa e mães e tinham um acesso limitado à educação e nenhuma participação nas questões predominantemente masculinas, como a política.

No entanto, a revolução francesa representou um marco significativo para as mulheres, pois nesse período que começaram a pleitear igualdade de direitos em relação aos homens.

No ano de 1971, a revolucionária francesa Olympe Gouges redigiu a Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã, almejando ampliar os direitos civis e políticos das mulheres. Apesar disso, suas propostas foram negadas e Olympe foi presa pelas autoridades e executada na guilhotina.

Voto feminino: veja momentos marcantes da luta Voto feminino: veja momentos marcantes da luta

Em 1922, a escritora e ativista Bertha Lutz estabeleceu a Federação Brasileira pelo Congresso Feminino, uma entidade dedicada à defesa dos direitos das mulheres. Após uma incansável luta liderada por Bertha, as mulheres conquistaram o direito ao voto quase uma década mais tarde, em 1932.

Fonte: Redação Nós
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade