Veja 6 passos para educar crianças sem sexismo

Hoje, 21 de junho, celebra-se o Dia de Luta por uma Educação Não-sexista e sem Discriminação

Foto: iStock

Não fazer distinção de gênero

Não existem brincadeiras, brinquedos, comportamentos, esportes ou cores "de menino" e "de menina", mesmo que a sociedade insista em seguir ou reforçar padrões que foram culturalmente construídos.

Foto: iStock

Igualdade em incentivos

Destacar a inteligência e a esperteza dos meninos e exaltar a beleza e a delicadeza das meninas reforça e limita os papéis de gênero atribuídos socialmente. Meninas também podem ser corajosas e meninos, sensíveis.

Foto: iStock

Fugir de estereótipos

Nem toda menina sonha em ser bailarina, assim como nem todo menino gosta de futebol.

Foto: iStock

Dar o exemplo em casa

Mais do que falar sobre a importância de dividir as tarefas domésticas ou da necessidade de salários iguais para homens e mulheres, é relevante praticar a igualdade no dia a dia da família.

Foto: iStock

Parentalidade conjunta

Educar de uma forma não-sexista é responsabilidade dos dois cuidadores - e não apenas de um. Caso contrário, a criança pode ficar confusa em relação aos acordos e sobre o que é dito a ela.

Foto: iStock

Corrigir e evoluir

Piadas, memes e letras de músicas, entre outros fatores, podem reproduzir discursos machistas e preconceituosos que impactam na percepção das crianças. É importante usar o senso crítico e explicar porque tais mensagens podem ser equivocadas.

Foto: iStock

Terra Nós

Conteúdo de diversidade, feito por gente diversa

Foto: iStock