Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Evento aberto lança pesquisa sobre desigualdades de raça e gênero no acesso à alimentação

O estudo é parte do projeto "Equidade e saúde nos sistemas alimentares", realizado pela FIAN Brasil com apoio da Global Health Advocacy Incubator (GHAI) Texto: Bárbara Cavalcante | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

18 set 2023 - 18h23
(atualizado em 18/9/2023 às 16h44)
Compartilhar
Exibir comentários
Duas mulheres distribuindo marmitas para pessoas
Duas mulheres distribuindo marmitas para pessoas
Foto: Alma Preta

Na próxima terça-feira (19), a FIAN Brasil, braço local de uma organização internacional pelo direito humano à alimentação e à nutrição adequadas, realizará um evento virtual e aberto ao público para apresentar o sumário e o livro "Prato do Dia: Desigualdades - Raça, Gênero e Classe Social nos Sistemas Alimentares".

O propósito da pesquisa da FIAN Brasil é identificar os obstáculos e possibilidades relacionados às manifestações e estratégias para mitigar as desigualdades e disparidades nos sistemas alimentares.

Com o suporte da Global Health Advocacy Incubator (GHAI), a pesquisa realizada ao longo de 2022 e 2023 examina como diversos setores da sociedade civil abordam as desigualdades, sobretudo as relacionadas ao gênero, raça e classe social, no contexto da alimentação no Brasil. Além disso, investiga como essas disparidades se manifestam com base nos dados coletados na Pesquisa de Orçamentos Familiares 2017-2018, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

"Chamamos atenção para o fato de que, dentro do grupo de pessoas colocadas em situação de maior desigualdade e vulnerabilidade social no campo da alimentação, temos aquelas que são ainda mais expostas. As pessoas negras, e as mulheres — principalmente as negras — sofrem mais com todas as formas de insegurança alimentar", disse, à Alma Preta Jornalismo, Veruska Prado, coordenadora do estudo e pesquisadora da Universidade Federal de Goiás (UFG).

A especialista apontou ainda que os resultados do estudo mostram a necessidade da ampliação do acesso global à alimentação no Brasil. "Por menos desigualdade no viver", defendeu.

Ficou interessado em participar? Faça sua inscrição aqui. As vagas são limitadas.

Alma Preta
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade