PUBLICIDADE

Educadores formados em pedagogia intercultural indígena vão atuar em aldeias no Ceará

Segundo Inep, apenas 2% das escolas oferecem educação indígena O post Educadores formados em pedagogia intercultural indígena vão atuar em aldeias no Ceará apareceu primeiro em AlmaPreta.

10 jan 2024 - 14h28
Compartilhar
Exibir comentários
Imagem mostra a fachada da Escola Indígena Tremembé de Queimadas.
Imagem mostra a fachada da Escola Indígena Tremembé de Queimadas.
Foto: Alma Preta

Um total de 66 educadores finalizaram o curso "Cuiambá Pedagogia Intercultural Indígena Magistério Tremembé" oferecido pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) em Sobral, Ceará. Os profissionais vão atuar em nove escolas nas aldeias Tremembé, nos municípios de Itarema e Acaraú.

Cuiambá é o nome dado a um suporte, feito da cuia da cabaça, no qual os Tremembé consomem o mocororó, bebida ritual feita do caju. A iniciativa visa fortalecer tópicos como a demarcação de terras, além da possibilidade de uma educação diversificada.

Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), das 178,3 mil escolas de ensino básico, 3.541 (1,9%) estão localizadas em terra indígena e ministram conteúdos específicos e diferenciados, de acordo com aspectos etnoculturais. Apenas 2% oferecem educação indígena por meio das redes de ensino.

O curso é disponibilizado através do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), em colaboração com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). 

Em nota, a organização salientou que "a formação de professores indígenas, habilitados como pedagogos interculturais, tem fortalecido saberes tradicionais e valorizado profissionais que estão em sala de aula".

O projeto também tem como parceiros o Conselho Indígena Tremembé de Almofala, as secretarias de Educação do Ceará e de Itarema e a Igreja Metodista do Brasil. 

O post Educadores formados em pedagogia intercultural indígena vão atuar em aldeias no Ceará apareceu primeiro em AlmaPreta.

Alma Preta
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade