Script = https://s1.trrsf.com/update-1751565915/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Biles desativa rede social após discussão com ex-nadadora sobre atletas trans

Discussão envolveu competição escolar no Minnesota

23 jun 2025 - 20h23
(atualizado às 20h46)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Simone Biles desativou sua conta no X após discussão com Riley Gaines sobre atletas trans no esporte, pedindo desculpas e ressaltando a importância de respeito e empatia no tema.
Simone Biles apaga perfil em rede social após polêmica
Simone Biles apaga perfil em rede social após polêmica
Foto: Jose Breton/Pics Action/NurPhoto/Getty Images

Simone Biles desativou sua conta no X - antigo Twitter - após uma discussão com a ex-nadadora Riley Gaines, famosa por críticas à participação de mulheres trans no esporte. A ginasta ainda mantém os perfis em outras redes sociais.

O embate entre elas envolveu uma publicação da Liga Estadual de Ensino Médio de Minnesota destacando o título da Champlin Park High School no Campeonato de Softball. O time contou com a atleta transgênero Marissa Rothenberger na campanha. 

A postagem foi respondida por Gaines: "É de se esperar quando o jogador estrela é um menino". Em 2022, ela iniciou o discurso contra atletas transgêneros após disputas contra Lia Thomas na natação universitária.

“Você está realmente doente, toda essa campanha porque perdeu uma corrida. Uma péssima perdedora. Você deveria estar elevando a comunidade trans e talvez encontrando uma maneira de tornar o esporte inclusivo ou criando um novo caminho onde os trans se sintam seguros no esporte. Talvez uma categoria transgênero em todos os esportes! Mas, em vez disso, você os intimida. Uma coisa é certa: ninguém no esporte está seguro com você por perto”, escreveu Biles ao rebater Gaines.

A discussão fez com que fãs de Biles criticassem a ex-nadadora. O movimento foi interpretado por alguns como impulsionado pela exposição causada pela ginasta norte-americana.

Antes de desativar seu perfil, Biles emitiu um pedido de desculpas, mas lamentou os comentários de Gaines direcionados à atleta escolar do Minnesota.

“Sempre acreditei que equidade competitiva e inclusão são essenciais no esporte. O sistema atual não equilibra adequadamente esses princípios importantes, o que frequentemente leva à frustração e a discussões acaloradas, e não me ajudou a ter uma conversa pessoal com Riley, pela qual peço desculpas. São questões delicadas e complexas para as quais realmente não tenho as respostas ou soluções, mas acredito que tudo começa com empatia e respeito [...]”, escreveu. 

Com a saída de Biles da plataforma, Gaines debochou da situação: “Tenha uma visão incrivelmente impopular e moralmente indefensável. Seja ridicularizada, com razão, por isso. Emita um pedido público de desculpas humilhante após uma reação implacável. Apague a conta para fingir que nada aconteceu. É triste ver um fenômeno como esse cair assim”, disse a ex-nadadora. 

Aos 28 anos, Biles é considerada por muitos como a maior ginasta da história. Ela soma sete medalhas de ouro, duas pratas e dois bronzes em Jogos Olímpicos.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade