PUBLICIDADE

6 jornalistas PcDs que você deveria conhecer

Esses profissionais PcDs são referências na comunicação e abordam a inclusão das pessoas com deficiência em seus trabalhos

6 jun 2024 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Flávia Cintra é repórter do “Fantástico”
Flávia Cintra é repórter do “Fantástico”
Foto: Reprodução/Instagram/flaviacintraoficial

A visibilidade do trabalho de jornalistas com deficiência na mídia é fundamental para promover a representatividade e combater o estigma. Ao verem PcDs em posições de destaque, outras pessoas com deficiência se sentirão inspiradas. 

Jornalistas com deficiência também trazem consigo experiências e vivências únicas que enriquecem a cobertura jornalística. Eles podem oferecer diferentes ângulos sobre temas importantes e ajudar a romper com estereótipos e narrativas preconcebidas.

5 mentiras que pessoas com deficiência não aguentam mais 5 mentiras que pessoas com deficiência não aguentam mais

Pensando nisso, o Terra NÓS listou profissionais PcDs que são referências na comunicação e que abordam a inclusão das pessoas com deficiência em seus trabalhos. Confira: 

Jairo Marques

O jornalista Jairo Marques é cadeirante desde os nove meses de vida, pois teve poliomielite. É conhecido por assinar a coluna "Assim como Você", na Folha de S.Paulo, onde aborda temas relacionados a acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência. Jairo é pós-graduado em Jornalismo Social pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP). 

Flávia Cintra

Tetraplégica há mais de 30 anos, Flávia Cintra é repórter do “Fantástico”, na TV Globo. Além de jornalista, Flávia trabalhou como consultora da novela “Viver a Vida” (2009) que teve uma personagem baseada em sua história de vida. É também co-autora do livro “Maria de Rodas”, que reúne relatos sobre a experiência da maternidade entre mulheres cadeirantes. 

Daniel Toko 

Formado em Rádio e TV pela Universidade Metodista, Daniel se intitula como o "1º repórter com agenesia da TV”. Junto ao nome, ele utiliza o apelido “toko”, que ganhou na infância por não ter um braço, e o objetivo é ressignificar o termo para algo positivo. Daniel trabalha produzindo programas de entretenimento e jornalismo na Record. 

Rafael Ferraz Carpi

Jornalista com tetraplegia, Rafael é idealizador do site "Jornalista Inclusivo", que reúne notícias, artigos e histórias sobre jornalismo e inclusão. É formado em Jornalismo pela Faculdade Prudente de Moraes (FPM) e também trabalha com consultoria em acessibilidade. 

Nathalia Santos

Jornalista e influenciadora cega, Nathalia Santos publica nas redes sociais as vivências da maternidade PcD com os filhos Davi e Amora. A comunicadora já foi comentarista do “Esquenta”, programa apresentado por Regina Casé, além de atuar como assistente de direção da novela “Todas as Flores”, do Globoplay. 

Fernando Campos

Também influenciador e LGBTQIA+, o jornalista Fernando Campos mostra nas redes sociais a rotina de pessoas PcDs, tentando desmistificar as vivências de pessoas com deficiências visuais. Em 2023, Fernando participou do quadro "The Wall", no Domingão com Huck, o que alavancou sua carreira na internet. 

Fonte: Redação Nós
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade