As grandes redes de TV disseram na madrugada de hoje que um dado "suspeito" na pesquisa de boca-de-urna fez com que elas retratassem suas projeções anteriores, que apontavam o candidato democrata Al Gore como vencedor no Estado.As redes ABC, CNN e CBS divulgaram suas retratações por volta de 22h de ontem (01h de Brasília), enquanto a MSNBC manteve seu resultado, retratando-se também pouco depois.
As emissoras contaram que não poderiam manter tais previsões. Funcionários das TVs informaram que alguns dados confusos levaram-nas a concluir sobre a vitória de Gore, mas não sabiam dizer o que exatamente havia acontecido de errado.
"Alguns dados suspeitos ou insuficientes nos levaram à projeção de Gore", disse Kim Akhtar, porta-voz da CBS, à AFP. "Não sabemos ainda qual foi a fonte desse dado". Akhtar disse que a CBS usou uma "ampla variedade de fontes", para chegar a esta projeção, mas no momento não tinha como apontar o que saiu errado.
Um funcionário da CNN em Atlanta destacou que que a rede de TV de Ted Turner foi a primeira a descobrir o erro. A projeção foi baseada numa "contagem inadequada, porque as pesquisas ainda estavam chegando", informou o funcionário.
Alguns comentaristas de TV disseram que as TVs erraram porque não consideraram o fato de que a região norte da Flórida estava sob fuso-horário diferente do resto do Estado.
Karl Rove, estrategista de campanha do comitê republicano, ficou indignado com a divulgação dos resultados da Flórida antes das 20h (23h de Brasília), porque a votação no estado ainda não tinha sido encerrada naquele momento.
"Vocês divulgaram os reusltados da Flórida antes do fim da votação local", disse Rove à CNN, percebendo que enquanto a votação na parte oriental do estado havia encerrado às 19h (22h de Brasília), na região noroeste, que está sob fuso horário diferente, a votação prosseguia. "E foi justamente na região em que a votação em Bush foi esmagadora", sustenta Rove.
Leia mais:
» TVs voltam a considerar indefinidas eleições nos EUA
» Gore e Bush ainda esperam resultado das eleições
» Eleitores americanos decidem sobre 200 iniciativas polêmicas
» Projeções indicam vitória de Bush nos EUA
» TVs americanas dizem que dado errado levou a retratação
» Republicanos conquistam maioria no Senado americano
» Republicanos mantêm maioria na Câmara dos Deputados
» Ex-presidente Bush "nervoso e orgulhoso" de seu filho
» Votos na Flórida serão recontados
» Votação por Estados nos EUA
» Hillary agradece a eleitores e opositores
Bush contesta estimativas sobre resultado das eleições
» Estados americanos já divulgam seus representantes no Senado
» Hillary Clinton conquistas uma vaga para o Senado por NY