Atualizada às 2h20Durante a madrugada desta terça-feira, a CNN apresentou a primaira-dama dos Estados Unidos, Hillary Clinton, como a vencedora da acirrada disputa por uma cadeira no senado norte-americano, representando o estado de Nova York. Muito emocionada, Hillary discursou para a televisão e agradeceu os votos que levaram à sua vitória. A primeira-dama prometeu "dedicar-se ao máximo" à população nova-iorquina, quem chamou de "meu povo".
Horas antes do resultado oficial, pesquisas de boca-de-urna - também citadas pela rede de televisão CNN, apontavam a democrata Hillary Clinton como a provável vencedora por Nova York.
Em uma dura disputa - a primeira na história dos Estados Unidos que uma primeira-dama concorre a um cargo público - Hillary derrotou o congressista republicano Rick Lazio.
Segundo os resultados pré-oficiais, Hillary Clinton recebeu 58% dos votos femininos, obtendo 47% dos votos masculinos.
Natural de Chicago, diplomada na Universidade de Yale, moradora do Arkansas e posteriormente na Casa Branca, Hillary ocupará o cargo do senador democrata Daniel Patrick Moynihan.
Hillary venceu a mais observada e cara disputa por uma vaga no Senado de todo o país, onde os dois candidatos gastaram mais de 600 milhões de dólares.
A partir de julho do ano passado, Hillary percorreu o Estado de norte a sul, de leste a oeste, superando uma série de obstáculos, entre eles o fato de nunca ter vivido em Nova York, situação muito utilizada pelos republicanos.
A campanha foi particularmente ácida entre Hillary e Lazio, que lutaram palmo a palmo em Nova York, onde os judeus representam 12% do eleitorado e a questão do Oriente Médio é particularmente importante.
Os candidatos debateram questões importantes como educação, aborto, financiamento das campanhas eleitorais e previdência social, mas Hillary foi o principal tema da campanha, que se converteu em um referendo sobre a primeira-dama.
Nova York é tradicionalmente em Estado democrata, com cinco a cada oito eleitores apoiando o partido.
Em uma jornada marcada pelo grande índice de participação eleitoral, Hillary e Lazio votaram logo de manhã, com a primeira-dama ao lado do presidente Bill Clinton e a filha Chelsea em uma seção de Chappaqua, onde o casal comprou uma casa. Lazio votou em Long Island.
As inforações são das agências internacionais.
Leia mais:
» Gore vence na Flórida e Pensilvânia
» As últimas notícias sobre o assunto
» Bush e Gore pensam de modo semelhante sobre o Oriente Médio
» Vice de Al Gore também disputa vaga no Senado
» Sucessor de Clinton herdará problemas de comércio exterior
» Eleição americana será decidida pelo voto popular
» Candidato mortopode ser eleito senador no Missouri
» Site republicano é invadido por hacker na véspera da eleição
» Os fatos que marcaram a corrida presidencial deste ano
» Onze estados dos EUA escolhem seus governadores hoje
» Hillary aguarda resultado de eleição ao Senado
» Clinton passa o dia fazendo campanha para Gore
Saiba tudo sobre a corrida presidencial nos EUA