O candidato republicano à presidência dos EUA, George W. Bush, invadiu hoje o Tennessee, a terra natal de seu adversário, o democrata Al Gore, que partiu para uma maratona de 30 horas de viagens e discursos na véspera da eleição, ainda indefinida. Bush, governador do Estado do Texas, iniciou seu último dia de campanha com uma pequena, mas visível, vantagem sobre Gore, vice-presidente do país, nas pesquisas de intenção de voto. No entanto, em vista da indefinição em vários Estados, ninguém parecia querer apostar em um resultado. O republicano viajou para o Estado natal de Gore, alfinetando seu adversário ao prever que "ele não irá vencer no Tennessee". Horas depois, Bush deveria viajar para o Arkansas, onde nasceu o atual presidente norte-americano, Bill Clinton. "Que forma magnífica de começar o último dia de uma campanha presidencial", afirmou o governador do Texas aos cerca de 5 mil simpatizantes que foram recepcioná-lo no aeroporto de Chattanooga.
Gore iniciou hoje uma maratona de 30 horas de campanha pouco antes do amanhecer, do lado de fora de uma fábrica em Waterloo, Iowa, norte dos EUA. A mais recente pesquisa da Reuters/MSNBC, divulgada no domingo, coloca Bush um ponto percentual à frente de Gore (47 contra 46 por cento).
Outras pesquisas dão a Bush uma vantagem ainda maior, de até cinco pontos percentuais. Os norte-americanos, porém, não escolhem seu presidente diretamente. Na terça-feira, os eleitores decidem a composição do Colégio Eleitoral, órgão formado por representantes dos Estados e encarregado de apontar formalmente o próximo presidente dos EUA.
Cada Estado possui um número de representantes proporcional a sua participação no Congresso. O candidato que vence no Estado fica com todos os votos daquele Estado no Colégio Eleitoral. Segundo as pesquisas, Bush parece ter garantido 235 dos 270 votos necessários para sagrar-se vencedor. O colégio possui 538 delegados. Gore possui até o momento 207 votos - 96 votos mostram-se indecisos.
Leia mais:
» Pesquisa aponta que Bush está mais perto da vitória
» Europa prefere Al Gore na presidência dos EUA
» Candidato democrata a vice atravessa EUA no fim da campanha
» Bush é o preferido das empresas dos Estados Unidos
» Abstenção na eleição presidencial dos EUA preocupa candidatos
» Bush diz que eleição será apertada, mas confia na vitória
» Clinton apela aos eleitores que compareçam às urnas
Saiba tudo sobre a corrida presidencial nos EUA