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Geely lança sistema híbrido "EM‑i" com autonomia recorde

Tecnologia promete mais de 2,1 mil km de autonomia e eficiência térmica de 47,3% - superando modelos da rival BYD com o sistema "DM-i"

16 jun 2025 - 19h07
(atualizado às 19h18)
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Resumo
Para encarar a BYD e o conjunto DM-i, Geely revela nova geração do sistema híbrido EM‑i com autonomia combinada de mais de 2.100 km, eficiência térmica de 47,3% e consumo de até 50 km/l

A Geely apresentou nesta semana a nova geração do sistema híbrido plug‑in "EM‑i", antigo NordThor 2.0, que agora passa a se chamar Leishen AI Hybrid 2.0.

Segundo a empresa, o conjunto pode ter autonomia combinada de mais de 2.100 quilômetros e eficiência térmica de 47,3%, superando a BYD e a tecnologia "DM‑i", que alcança pouco menos de 2.100 km e 46,1%.

Vale lembrar que a primeira geração do conjunto integrado, lançada em 2021, tem 11 funções elétricas e consumo médio de 2,62 a 2,67 litros utilizados a cada 100 quilômetros de gasolina, o equivalente a quase 38 km/l. Para isso, utiliza um motor térmico 1.5 capaz de operar com metanol e temperaturas de até -35 °C.

Calma que vai melhorar. Esse novo conjunto Leishen será oferecido em três versões: EM-i, EM-P e uma opção para motores a hidrogênio, que ainda está em desenvolvimento. Segundo a Geely, a nova versão tem algoritmos de inteligência artificial (IA) e poderá aumentar em até 15% a vida útil da bateria.

A estreia do a segunda geração vai acontecer no sedã Galaxy A7, que usará o sistema Leishen "EM-i". Com essa oferta de bateria e motor, a marca diz que o modelo precisará de 2 litros de gasolina para rodar 100 quilômetros - em outras palavras, consumo médio de 50 km/l. A autonomia combinada é de mais de 2.100 km.

Geely Galaxy A7 foi mostrado em junho de 2025 e terá o sistema EM-i no segundo semestre
Geely Galaxy A7 foi mostrado em junho de 2025 e terá o sistema EM-i no segundo semestre
Foto: Divulgação

A estreia do Geely Galaxy A7 vai acontecer neste segundo semestre de 2025. A expectativa é que, se der certo, a ampliação seja global, pois a Geely planeja fornecer a tecnologia a outras marcas do grupo, como Volvo, Renault e Lotus.

Vale detacar que a versão EM-P, voltada a modelos maiores, combina um outro motor turbo a um sistema de tração integral. O primeiro carro a adotar essa configuração será o SUV Geely Galaxy M9.

No mercado chinês, os carros com a tecnologia EM‑i chegarão para disputar clientes com os modelos da BYD que têm a tecnologia DM-i. A BYD, atualmente, tem 34,6% de participação do mercado de híbridos plug‑in (PHEV) na China, enquanto a Geely tem 7,4 %.

Com a nova tecnologia, a Geely pretende elevar o desempenho dos híbridos e recuperar o tempo perdido na corrida tecnológica global.

Geely Galaxy A7
Geely Galaxy A7
Foto: Divulgação
André Deliberato André Deliberato, jornalista e engenheiro, atua na área automotiva desde 2008, com passagens pela assessoria de imprensa da Volkswagen e pelas redações da revista Car and Driver, do portal UOL, e Webmotors. Já fez mais de 500 testes e cobriu pouco mais de 20 Salões do Automóveis ao redor do mundo.
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