Em 2025, carros eletrificados já representam 9,8% do mercado
No primeiro semestre, carros eletrificados (híbridos e elétricos) cresceram 41,9% nas vendas e já representam quase 10% do mercado nacional
Carros eletrificados já somam 9,8% das vendas no Brasil no 1º semestre de 2025, com alta de 41,9% em relação a 2024. Elétricos, híbridos plug-in e leves avançam com apoio das compras corporativas
O mercado automotivo no Brasil fechou o primeiro semestre de 2025 com 1,129 milhão de emplacamentos, alta de 4,9% em relação ao mesmo período de 2024.
O destaque ficou por conta dos carros eletrificados (híbridos e elétricos), que registraram crescimento de 41,9%, chegando a 111.095 unidades - que representam 9,8% do total de vendas, segundo a Fenabrave.
Em junho foram vendidos 20.590 veículos eletrificados, praticamente o mesmo número de maio e quase 45% mais que em junho de 2024, representando 10,2% dos emplacamentos do mês
Por tipo, a divisão em junho foi:
- 31,6% de elétricos (BEV): 6.501 unidades
- 29,7% de híbridos plug-in (PHEV): 6.124 unidades
- 25,8% de híbridos leves (MHEV): 5.317 unidades
- 12,9% de híbridos convencionais (HEV): 2.648 unidades
Marcas chinesas, como BYD e GWM, lideram o segmento: a BYD é destaque entre elétricos e híbridos plug-in, enquanto a GWM - com o SUV Haval H6 - faz sucesso entre os PHEV.
No geral, o crescimento dos eletrificados também é puxado pela venda direta (para frotas e empresas), que já representa cerca de metade dos emplacamentos mensais, e pela preferência crescente do consumidor brasileiro por modelos com baixas ou zero emissões.
No acumulado do ano, já são 111.095 veículos eletrificados vendidos no Brasil - como citado, crescimento de 41,9% em relação ao ano passado. Destes, 48,1 mil são híbridos (PHEV ou HEV), 32 mil são do tipo MHEV (híbridos-leves) e 31,1 mil são elétricos.
