Audi leva energia solar a comunidades ribeirinhas no Amazonas
Audi do Brasil e ONG Litro de Luz levam energia solar a comunidades ribeirinhas do Rio Negro, na Amazônia, em ação de impacto socioambiental
Audi leva luz solar a comunidades ribeirinhas do Amazonas em ação com a ONG Litro de Luz, impactando cerca de 180 famílias e mais de 600 pessoas com soluções sustentáveis
Até onde a mobilidade pode chegar?
Entre os dias 26 a 30 de junho, a Audi do Brasil em parceria com a Audi Environmental Foundation - braço filantrópico da empresa que apoia projetos inovadores em prol do meio ambiente - e a ONG Litro de Luz realizaram uma ação de impacto socioambiental em três comunidades ribeirinhas do estado do Amazonas: Nova Esperança do Apuaú, Santa Izabel e São Francisco do Aruaú, onde vivem quase 180 famílias.
A iniciativa teve como objetivo principal proporcionar acesso à iluminação segura e sustentável para comunidades com infraestrutura precária de energia elétrica.
Mais do que luz: autonomia e engajamento
As soluções implementadas nas comunidades baseiam-se em lampiões individuais e postes comunitários alimentados por energia solar.
No projeto, os próprios moradores participam da montagem, trabalhando em conjunto com os voluntários. De acordo com dados da organização, foram 200 soluções instaladas e mais de 600 pessoas impactadas.
E não acaba aí: a ONG Litro de Luz mantém contato periódico com os "embaixadores" das comunidades - moradores selecionados para representar a comunidade e fazer a ponte com a Organização - a fim de monitorar o desempenho das soluções.
Escolha da região: por que o bioma Amazônia?
"Cerca de 1,7 milhão de pessoas não possui acesso à rede elétrica regular e adequada no Brasil e 990 mil ficam na região amazônica, ou seja, mais da metade", revela Rodrigo Eidy, Presidente do Litro de Luz Brasil.
"A logística e o desafio de alcançar essas regiões dificultam recursos e parcerias, por esse motivo, a parceria com a Audi do Brasil e a Audi Enviromental Foundation traz um grande valor, porque a gente consegue fazer essas ações em lugares mais remotos e desafiadores” destaca.
Logística desafiadora e mobilidade essencial
Cerca de 30 voluntários viajaram ao longo de cinco dias em um barco-base, ao longo do Rio Negro, para ter acesso às comunidades.
A implementação das soluções e o engajamento com a população local nas três comunidades aconteceram um dia por vez.
Com acesso exclusivamente fluvial - não há como chegar de carro -, o trajeto reforçou o planejamento prévio e o trabalho sério dos responsáveis pela organização e como esse tipo de mobilidade foi uma das peças-chave da ação.
Sustentabilidade e responsabilidade social em movimento
"Transformar vidas por meio de conhecimento, tecnologia e sustentabilidade faz parte da missão da Audi do Brasil. Isso está conectado aos nossos valores, como inovação, integridade e sustentabilidade. Como empresa privada, sabemos do nosso impacto na sociedade e nos engajamos em projetos e oportunidades que possam mudar realidades", afirma Paula Barreiros, Head de Compliance, Qualidade & ESG da Audi.
"Costumo dizer, ESG não é apenas uma sigla. É ação. É coerência. É, acima de tudo, compromisso com o futuro. E a Audi vem honrando isso", finaliza a executiva.