É oficial: Stellantis se retirou definitivamente da China; sua joint venture declarou falência em meio a uma grande crise
É oficial: o grupo Stellantis se retirou definitivamente da China, e sua joint venture declarou falência no país. Três anos após anunciar sua saída do mercado chinês, a joint venture GAC Fiat Chrysler Automobiles (GAC-FCA) entrou com pedido de falência perante o Tribunal Popular Intermediário de Changsha, na província de Hunan, em 8 de julho. Uma medida apoiada pelos credores.
Este é o fim oficial de um projeto ambicioso iniciado há quase quinze anos: o de vender Jeep e Fiat adaptados aos gostos do mercado chinês. Mas também é o último prego no caixão da presença industrial na China da Jeep e da antiga Peugeot Citroën PSA — duas entidades que, juntamente com a Volkswagen, colocaram a China sobre rodas.
O fim de uma era
A joint venture GAC-FCA foi criada em 2011, a pedido de Sergio Marchionne, com o objetivo de permitir à Fiat Chrysler conquistar o maior mercado automotivo do mundo, em parceria com o gigante chinês GAC Group. Na época, as ambições eram imensas: 17 bilhões de yuans em investimentos (quase R$ 15 bi), duas fábricas em Guangzhou e Changsha, uma capacidade de 300 mil carros por ano e uma gama adaptada aos gostos locais, incluindo os Jeep Renegade, Compass e Cherokee, além dos Fiat Viaggio e Ottimo.
No início, a GAC-FCA produzia principalmente modelos da marca Fiat, como o Viaggio, o Freemont e o Bravo. Em junho de 2012, a fábrica de Changsha foi concluída e a produção teve início com o lançamento do primeiro modelo local, o Fiat Viaggio, que alcançou vendas de ...
Matérias relacionadas
Mercado automobilístico francês está tão mal que eles estão apostando direto no leasing social
O mercado automotivo francês vai tão mal que eles estão apostando de vez no leasing social
A nova concorrente da Ryanair não é europeia: vem da Índia e tem um plano ambicioso
O mistério por trás da queda de Verstappen pode ter resposta no caso Márquez-Honda