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É oficial: Stellantis se retirou definitivamente da China; sua joint venture declarou falência em meio a uma grande crise

20 jul 2025 - 11h26
(atualizado em 20/7/2025 às 08h08)
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Foto: Xataka

É oficial: o grupo Stellantis se retirou definitivamente da China, e sua joint venture declarou falência no país. Três anos após anunciar sua saída do mercado chinês, a joint venture GAC Fiat Chrysler Automobiles (GAC-FCA) entrou com pedido de falência perante o Tribunal Popular Intermediário de Changsha, na província de Hunan, em 8 de julho. Uma medida apoiada pelos credores.

Este é o fim oficial de um projeto ambicioso iniciado há quase quinze anos: o de vender Jeep e Fiat adaptados aos gostos do mercado chinês. Mas também é o último prego no caixão da presença industrial na China da Jeep e da antiga Peugeot Citroën PSA — duas entidades que, juntamente com a Volkswagen, colocaram a China sobre rodas.

O fim de uma era

A joint venture GAC-FCA foi criada em 2011, a pedido de Sergio Marchionne, com o objetivo de permitir à Fiat Chrysler conquistar o maior mercado automotivo do mundo, em parceria com o gigante chinês GAC Group. Na época, as ambições eram imensas: 17 bilhões de yuans em investimentos (quase R$ 15 bi), duas fábricas em Guangzhou e Changsha, uma capacidade de 300 mil carros por ano e uma gama adaptada aos gostos locais, incluindo os Jeep Renegade, Compass e Cherokee, além dos Fiat Viaggio e Ottimo.

No início, a GAC-FCA produzia principalmente modelos da marca Fiat, como o Viaggio, o Freemont e o Bravo. Em junho de 2012, a fábrica de Changsha foi concluída e a produção teve início com o lançamento do primeiro modelo local, o Fiat Viaggio, que alcançou vendas de ...

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