PUBLICIDADE
Patrocínio Logo do patrocinador

Cientista sai do Uber pra lançar caminhões sem motorista

IA generativa promete fazer muito mais do que apenas impulsionar caminhões autônomos

24 jun 2024 - 06h59
Compartilhar
Exibir comentários
Cientista sai do Uber pra lançar caminhões sem motorista:

Nas últimas duas décadas, Raquel Urtasun, fundadora e CEO da startup de caminhões autônomos Waabi, vem desenvolvendo sistemas de IA que podem raciocinar como um humano. A pioneira em IA já havia atuado como cientista-chefe na Uber ATG antes de lançar a Waabi em 2021. A Waabi foi lançada com uma “abordagem centrada em IA” para acelerar a implantação comercial de veículos autônomos, começando com caminhões de longa distância.

“Se você consegue construir sistemas que realmente façam isso, de repente você precisa de muito menos dados”, disse Urtasun ao site TechCrunch. “Você precisa de muito menos computação. Se você consegue fazer o raciocínio de maneira eficiente, não precisa ter frotas de veículos implantados em todo o mundo.”

Construir uma pilha AV com IA que percebe o mundo como um humano e reage em tempo real é algo que a Tesla tem tentado fazer com sua abordagem centrada em visão para direção autônoma. A diferença, além do conforto da Waabi em usar sensores lidar, é que o sistema Full Self-Driving da Tesla usa "aprendizado por imitação" para aprender a dirigir. Isso exige que a Tesla colete e analise milhões de vídeos de situações de condução no mundo real que usa para treinar seu modelo de IA.

O Waabi Driver, por outro lado, fez a maior parte de seu treinamento, teste e validação usando um simulador de loop fechado chamado Waabi World, que constrói automaticamente gêmeos digitais do mundo a partir de dados; realiza simulação de sensores em tempo real; cria cenários para testar ao máximo o Waabi Driver; e ensina o Driver a aprender com seus erros sem intervenção humana.

Em apenas quatro anos, esse simulador ajudou a Waabi a lançar pilotos comerciais (com um motorista humano no assento da frente) no Texas, muitos dos quais estão acontecendo através de uma parceria com o Uber Freight. O Waabi World também está permitindo que a startup alcance seu lançamento comercial planejado de veículos totalmente autônomos em 2025.

Assista ao vídeo com o comentário de André Forastieri.

(*) André Forastieri é jornalista e empreendedor, fundador de Homework e da agência de conteúdo e conexão Compasso, e mentor de profissionais e executivos. Saiba mais em andreforastieri.com.br

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade