Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Volvo será a 1ª a integrar IA Gemini do Google em carros

Inteligência artificial da gigante de tecnologia substituirá o Google Assistente em modelos com Android Automotive OS, como EX30 e EX90

24 mai 2025 - 00h06
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Gemini estreia em carros da Volvo ainda em 2024. Tecnologia substitui o Google Assistente em modelos com Android Automotive OS e promete interação por voz mais natural e controle de funções do veículo

A Volvo anunciou que será a primeira montadora do mundo a integrar a nova inteligência artificial Gemini, do Google, diretamente em seus veículos. A implementação ocorrerá ainda este ano, por meio de uma atualização de software para os modelos equipados com o sistema Android Automotive OS, como os elétricos EX30, EX40 e EX90.

A IA Gemini assumirá o lugar do atual Google Assistente, com o objetivo de oferecer uma experiência de voz aprimorada. Com a nova tecnologia, motoristas e passageiros poderão realizar tarefas como enviar mensagens, traduzir conteúdos e buscar locais no Google Maps de forma mais intuitiva, além de controlar funções do carro, como a temperatura do ar-condicionado.

Volvo EX30
Volvo EX30
Foto: Divulgação Volvo

A Volvo, uma das primeiras montadoras a adotar o software Android do Google, aprofunda a colaboração. A empresa sueca atuará como uma das plataformas de hardware de referência do Google para a criação de testes de futuras tecnologias automotivas. Isso significa que os carros da Volvo deverão receber novos recursos e atualizações antes de serem adicionados à base de código principal do Android Automotive.

"Por meio desta parceria com o Google, conseguimos trazer os recursos e funcionalidades mais recentes do ecossistema líder de consumo para nossos produtos, em primeiro lugar", afirmou Alwin Bakkenes, chefe global de engenharia de software da Volvo Cars.

Ele também acrescentou: "Com a expansão da nossa parceria, estamos colaborando em soluções de ponta que moldam o futuro dos carros conectados."

A principal promessa do Gemini é a capacidade de conversas mais naturais, não limitadas a comandos específicos. A expectativa é que a interação se assemelhe a um diálogo humano, em vez de sequências de ordens a uma máquina.

Volvo EX90 elétrico
Volvo EX90 elétrico
Foto: Divulgação / Guia do Carro

Gemini: só em carros mais novos da Volvo

Os modelos Volvo com integração Google deverão receber o Gemini até o final do ano. É importante notar que os Volvo mais antigos, equipados com sistema de informação e entretenimento Sensus, não serão compatíveis com o novo recurso.

Mas uma alternativa estará disponível: se o motorista ou um dos passageiros tiver um smartphone Android, o Gemini poderá ser acessado na tela principal do carro quando o telefone for conectado via Android Auto.

O Google informou que usuários de smartphones Android terão acesso ao assistente de IA nas próximas semanas, precedendo a chegada aos carros com Android Automotive.

Contudo, é relevante destacar que o Gemini, quando utilizado via Android Auto – sistema de espelhamento similar ao CarPlay da Apple –, não terá a capacidade de controlar as funções internas do veículo.

André Deliberato André Deliberato, jornalista e engenheiro, atua na área automotiva desde 2008, com passagens pela assessoria de imprensa da Volkswagen e pelas redações da revista Car and Driver, do portal UOL, e Webmotors. Já fez mais de 500 testes e cobriu pouco mais de 20 Salões do Automóveis ao redor do mundo.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade