Volkswagen divulga teaser que antecipa novo visual do Virtus
Previsto para estrear no dia 8 de março na Índia, novo Volkswagen Virtus terá visual diferente do Polo e chegará ao Brasil ainda este ano
Falta pouco para conhecermos o novo Volkswagen Virtus. A montadora alemã divulgou um teaser na última semana na Índia que antecipa alguns detalhes da reestilização que o sedã compacto deve receber no Brasil ainda em 2022. Com apresentação prevista para o dia 8 de março, o Virtus será lançado no mercado indiano já com novidades no design, que terá detalhes diferentes do hatch Polo.
Apesar do teaser não revelar muitos detalhes do design, é possível ver algumas mudanças do novo Volkswagen Virtus. Na dianteira, os faróis terão um novo formato, com linhas mais retas e perfil afilado. Internamente, eles terão novos elementos de luzes e assinatura visual em led. A grade dianteira será parecida com a do Polo europeu, e conta apenas com um friso na parte inferior.
Nas versões mais caras, ela deve trazer uma barra de led interligando os faróis. Assim como os faróis, o para-choque é outra peça que terá design distinto do Polo. Na imagem divulgada no teaser, o Virtus traz entradas de ar maiores e de formato retangular. Na lateral, a única mudança será a chegada de novas opções de rodas.
Já na traseira, o Virtus reestilizado terá novas lanternas de led e mudanças nos para-choques. Por dentro, rumores indicam que o sedã pode ganhar novos materiais de acabamento mais refinados, com superfícies sensíveis ao toque. Essa mudança também deve ser aplicada ao Virtus brasileiro.
O novo Volkswagen Virtus indiano também terá outras mudanças em relação à versão brasileira. Sob o capô, o sedã poderá ser equipado com o motor 1.5 turbo a gasolina de 150 cv. Essa opção não está disponível para o Virtus nacional. Outra novidade seria a opção do câmbio automatizado DSG de 7 marchas. Já a plataforma será a MQB A0 IN, uma versão simplificada do sedã vendido no Brasil.
No mercado brasileiro, o novo Virtus deve manter os atuais motores 1.0 TSI de 128 cv e o 1.4 TSI de 150 cv. Informações do site Mobiauto indicam que as versões de entrada do sedã também podem trazer o 1.0 turbo na mesma programação que era oferecida no finado Up. No hatch, o motor oferecia até 105 cv de potência e 165 Nm de torque. Já o motor 1.6 MSI aspirado de 120 cv que equipava o Virtus não deve retornar, por não se enquadrar nas novas regras de emissões de poluentes do Proconve.
O novo Virtus indiano será revelado oficialmente no dia 8 de março. No país asiático, ele será o substituto do antigo Volkswagen Vento, um sedã baseado na quinta geração do Polo. Divulgado com o nome de New Global Sedan, o Virtus também pode chegar à Índia com um novo nome, e também pode ser vendido em outros mercados, como a China. No Brasil, o novo Virtus deve chegar até o segundo semestre deste ano.