Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Test drive é bom para o comprador, mas gera dor de cabeça para lojistas

Etapa da compra é uma das mais importantes e a que gera mais satisfação no consumidor, mas roubos e acidentes podem deixar lojista receoso

24 out 2025 - 12h00
Compartilhar
Exibir comentários

O test-drive é uma das etapas mais importantes na decisão de compra de um veículo, mas também uma das que mais preocupam concessionárias e lojistas. A prática, que permite ao cliente conhecer o carro na prática, vem se tornando motivo de cautela no setor automotivo por causa do aumento de ocorrências envolvendo roubos, furtos e até acidentes graves durante os testes.

Somente em julho deste ano, quatro casos de veículos roubados durante test-drives foram noticiados no Brasil. Em Toledo (PR), um homem fugiu com um carro de R$ 100 mil após solicitar um teste em uma concessionária. Situação semelhante ocorreu em Aparecida de Goiânia (GO), enquanto em Arapiraca (AL) um suspeito desapareceu com uma motocicleta após pedir para "dar uma volta". Em Ceilândia (DF), um jovem foi preso acusado de furtar diversas motos entre 2023 e 2025 com o mesmo método.

Os casos mais graves envolvem acidentes fatais. Em fevereiro, um mecânico e um empresário morreram após o capotamento de uma Mercedes-Benz durante um test-drive em Bauru (SP). No exterior, também há registros trágicos: em agosto do ano passado, no Texas (EUA), uma mulher morreu após um Dodge Challenger em teste colidir com outro carro. Apesar de essencial para o consumidor, o test-drive segue sendo um desafio de equilíbrio entre experiência de compra e segurança para concessionárias e montadoras.

O levantamento acompanha o estudo da Decoupling, que apontou justamente o test-drive como o ponto alto da relação entre clientes e montadoras. "O consumidor que faz test-drive está satisfeito. Muitas concessionárias, dado o trabalho adicional, negligenciam essa etapa. Outras, aproveitam ao máximo. Como cria valor ao consumidor, a etapa pode não somente assegurar a melhor decisão ao cliente, como também potencializar a oportunidade de vendas. É uma das maiores alavancas voando abaixo do radar em muitas concessionárias", afirma o cofundador da Decoupling, Leandro Guissoni, que também é professor da FGV.

Test-drive pode ate simular condições extremas
Test-drive pode ate simular condições extremas
Foto: DANIEL TEIXEIRA/ESTADÃO / Estadão

Nos estudos, BYD, Jeep e Citroën foram as marcas mais bem avaliadas nesta etapa de relacionamento. Honda e Nissan completam o top 5 das melhores marcas neste quesito. A Ford ficou por último na lista com 12 montadoras generalistas.

As notas foram dadas seguindo a metodologia Decomposer, que analisou mais de 10 mil dados online de reviews de consumidores junto a questionários próprios para chegar nos números apresentados.

Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade