Stellantis vende 50 Peugeot e-Expert elétricos para os Correios
Correios vão usar sistemas inteligentes de recarga para reduzir custos e emissões de CO₂ no projeto “Correios do Futuro”
A Stellantis conseguiu uma grande venda de veículos elétricos em lote para uma estatal brasileira. A supermontadora vendeu 50 furgões Peugeot e-Expert, totalmente elétricos, para os Correios. A estatal vai receber todos os veículos em 2024 e usá-los dentro do programa “Correios do Futuro”.
Segundo a Stellantis, os 50 veículos elétricos Peugeot e-Expert serão utilizados no transporte de remessas na última milha em diferentes cidades no Brasil. Trata-se de uma parceria inédita entre a Stellantis e os Correios, que agora têm sua maior frota elétrica própria
“Ao adotar veículos elétricos em nossas operações de entrega, reduzimos as emissões de carbono e estimulamos a economia verde”, disse o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos.
“Somos líderes no segmento de veículos comerciais leves no Brasil, e agora reforçamos nosso protagonismo ao anunciar esta importante parceria com os Correios”, comentou Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis América do Sul. “Para a Stellantis, é fundamental participar de ações que estimulem uma mobilidade limpa, segura e acessível.”
Os 50 furgões Peugeot e-Expert elétricos serão usados pelos Correios nas entregas dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Pará e no Distrito Federal.
“Correios do Futuro”
Os Correios planejam adquirir, em 2025, mais 5 mil veículos elétricos, com parte do projeto estratégico “Correios do Futuro”. Para isso, em 2023 e 2024, a empresa investiu R$ 2 bilhões em unidades operacionais, veículos e tecnologia.
Os Peugeot e-Expert entregues aos Correios receberam novo interior com material 100% reciclável e apresenta maior vida útil do que o compensado naval.
A cabine principal do Peugeot e-Expert tem e-cluster digital colorido de 3,5 polegadas, com informações do velocímetro, modo de condução, marcha selecionada, nível de carga da bateria e consumo de energia.
Para reduzir ainda mais as emissões de CO2, a nova frota elétrica de Peugeot e-Expert dos Correios utiliza estações de recarga inteligente desenvolvidas pela WEG, e personalizadas pela Flash Engenharia.
A gestão de carga pode ser realizada pelo motorista, que tem acesso a um mapa de estações, sendo possível fazer a reserva de conectores e monitorar a recarga em tempo real. Também é disponibilizado o histórico de uso, com uma experiência personalizada e um cartão específico de recarga por motorista.
Para o gestor, será possível realizar o monitoramento das estações e o gerenciamento de usuários, com controle de permissões, estatística de uso com histórico, definição da recarga fora dos horários de pico e tarifa elevada, e a programação do tempo e nível de recarga.
Com motor elétrico que gera 100 kW de potência (136 cv) e 260 Nm de torque imediato, o Peugeot e-Expert utiliza baterias de íons-lítio de 75 kWh, capaz de garantir até 330 km de autonomia urbana, segundo o PBEV do Inmetro.