Só 50 centímetros de largura: 'carro mais estreito do mundo' viraliza; veja o vídeo
Fiat Panda de primeira geração foi 'cortado' na Itália em fatia de meio metro de largura e chama atenção na internet
Um Fiat Panda de primeira geração virou sensação nas redes sociais e está chamando atenção não apenas na Itália — sua terra natal —, mas no mundo todo. Trata-se do que está sendo chamado de o "Panda mais fino do planeta", uma criação inusitada que está arrancando risos e aplausos por onde passa.
O projeto, completamente funcional, foi desenvolvido pelo jovem mecânico italiano, Andrea Marazzi, a partir de um Fiat Panda de primeira geração, um modelo pequeno e carismático lançado no início dos anos 1980 - e que serviu de base para o nosso Fiat Uno. O jovem de 30 anos compartilhou detalhes do projeto em seu perfil @tutti_pazzi_per_marazzi, no Instagram (confira abaixo).
View this post on Instagram
Pois, ao contrário de qualquer modelo de produção, o "Panda magrinho" impressiona por sua largura, ou melhor, pela falta dela. A estrutura do carro foi estreitada, a ponto de permitir a instalação de apenas um farol dianteiro. Mesmo assim, o criador manteve os piscas originais nas extremidades e replicou com perfeição as formas clássicas da carroceria.
Nas laterais, é possível ver elementos do Panda original, como as portas, molduras do para-brisa e até a tampa do porta-malas com a fechadura funcional, tudo ajustado a uma nova proporção extremamente fina.
Os vidros laterais e traseiros foram redesenhados com apenas alguns centímetros de largura, criando um efeito visual cômico e, ao mesmo tempo, impressionante do ponto de vista técnico.
View this post on Instagram
O carro também manteve o estilo da época com rodas de aço sem calotas, semelhantes às do Fiat Uno dos anos 80. Por dentro, apenas um assento, claro, e o volante ocupa praticamente toda a largura interna do veículo.
Embora o Panda nunca tenha sido vendido no Brasil, seu legado por aqui é muito conhecido por meio do Fiat Uno, que utilizou a mesma plataforma e diversos elementos de design da primeira geração do compacto europeu.
Aliás, a nova geração do Panda estreou recentemente na Europa em versões híbrida e elétrica, e será feita no Brasil nos próximos anos. O modelo dará origem ao sucessor dos atuais Fiat Mobi e Argo. Será que vem um novo Uno? Ou será que o clássico italiano finalmente chegará por aqui? Façam as suas apostas.
Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!