Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Renault Kardian e VW Taos conquistam nota máxima em teste do Latin NCAP

Latin NCAP divulgou nesta quinta-feira os resultados de sua nova bateria de crash tests com novas notas para o Renault Kardian e VW Taos

27 nov 2025 - 10h59
Compartilhar
Exibir comentários
Renault Kardian no crash test do Latin NCAP
Renault Kardian no crash test do Latin NCAP
Foto: Latin NCAP/Divulgação

O Latin NCAP acaba de divulgar mais uma rodada de testes de 2025. Desta vez, o Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe reavaliou os modelos Renault Kardian e Volkswagen Taos. Ambos conquistaram a nota máxima de cinco estrelas no crash test. O Kardian é produzido e vendido no Brasil e em outros mercados da América do Sul e da África, enquanto o Taos é feito no México.

Renault Kardian melhorou nota após ganhar novos itens de segurança

O Renault Kardian, produzido no Brasil, obteve cinco estrelas. O Kardian foi avaliado em 2024 e obteve quatro estrelas. Neste ano, o modelo foi atualizado com a incorporação do sistema de Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) para Usuários Vulneráveis das Vias (VRU) e foi avaliado novamente a pedido do fabricante. O Kardian é o primeiro carro da Renault da região a obter cinco estrelas no Latin NCAP.

O Kardian atualizado oferece seis airbags e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) de série, e AEB como opcional, obtendo 83,41% em Ocupante Adulto, 82,92% em Ocupante Infantil, 72,96% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Vias e 83,78% em Assistência à Segurança. 

Renault Kardian no crash test do Latin NCAP
Renault Kardian no crash test do Latin NCAP
Foto: Latin NCAP/Divulgação

Em 2024, o Kardian foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical (whiplash), proteção a pedestres, ESC, Frenagem Autônoma de Emergência na cidade, AEB interurbano e Sistemas de Assistência à Velocidade (SAS). Em 2025, o Latin NCAP avaliou o AEB VRU, que obteve a pontuação máxima e cumpriu os requisitos de disponibilidade.

De acordo com a entidade, o impacto frontal mostrou estrutura estável, área dos pés instável, proteção marginal para o peito do motorista e adequada para o peito do acompanhante. O impacto lateral mostrou um desempenho robusto graças aos airbags laterais de corpo e de cortina padrão, oferecendo proteção adequada para o peito e boa para o resto do corpo. 

O impacto lateral de poste mostrou proteção marginal para o peito do adulto. A proteção contra o efeito chicote cervical foi marginal. Ambos os ocupantes infantis foram instalados voltados para trás usando ancoragens Isofix, seguindo as melhores práticas globais, apresentando boa proteção em geral. A cabeça do dummy de 3 anos apresentou exposição no teste de impacto lateral, sem valores críticos. 

Renault Kardian em crash test do Latin NCAP
Renault Kardian em crash test do Latin NCAP
Foto: Latin NCAP/Divulgação

A proteção dos pedestres mostrou proteção geralmente boa e adequada para a cabeça e proteção fraca da cabeça em relação ao para-brisa e aos pilares A. A proteção da parte superior das pernas foi fraca e inadequada, e a parte inferior das pernas apresentou boa proteção. O AEB urbano e interurbano apresentou bom desempenho, atendendo aos requisitos de disponibilidade do Latin NCAP. 

O AEB VRU obteve uma pontuação máxima, atendendo aos requisitos de disponibilidade do Latin NCAP. Este resultado é válido a partir do VIN 93YRJF000TJ403319 e da data de produção de 14 de agosto de 2025. O modelo foi avaliado por decisão voluntária do fabricante.

Volkswagen Taos feito no México foi reavaliado

Já o Volkswagen Taos, produzido no México, obteve cinco estrelas. Até este ano, o modelo também era produzido na Argentina e obteve cinco estrelas em 2021. O Taos foi atualizado recentemente e melhorou os equipamentos de segurança de série. Após uma decisão voluntária do fabricante, foi avaliado novamente. 

Volkswagen Taos em crash test do Latin NCAP
Volkswagen Taos em crash test do Latin NCAP
Foto: Latin NCAP/Divulgação

O Taos atualizado oferece seis airbags, ESC e AEB padrão, e obteve 90,69% em Ocupante Adulto, 89,80% em Ocupante Infantil, 67,67% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Vias e 92,15% em Assistência à Segurança. Em 2021, o Taos foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, impacto de poste, chicotada cervical, proteção a pedestres, ESC, Moose e AEB. 

Em 2025, após o facelift, o Latin NCAP reavaliou a proteção aos pedestres e as tecnologias AEB, uma vez que a parte dianteira do veículo foi redesenhada, e também acrescentou as avaliações das tecnologias de Detecção de Ponto Cego (BSD) e Sistemas de Suporte de Faixa (LSS), que são oferecidas como opcionais.

Volkswagen Taos em crash test do Latin NCAP
Volkswagen Taos em crash test do Latin NCAP
Foto: Latin NCAP/Divulgação

O Taos apresentou estrutura estável e área dos pés estável no teste de impacto frontal, oferecendo proteção marginal para o peito do motorista e proteção adequada para o peito do acompanhante. No impacto traseiro, a proteção do pescoço foi boa. O impacto lateral mostrou proteção completa e o impacto lateral de poste mostrou proteção boa para a cabeça, abdômen e pelve, e adequada para o peito. 

O ocupante infantil mostrou proteção completa em impacto frontal e lateral. A proteção da parte superior das pernas do pedestre continua sendo, em sua maioria, ruim e deve ser melhorada. O AEB VRU apresentou bom desempenho, mas não atingiu a pontuação máxima. O AEB urbano obteve a pontuação máxima e o AEB interurbano apresentou bom desempenho, mas não atingiu a pontuação máxima. 

Volkswagen Taos em crash test do Latin NCAP
Volkswagen Taos em crash test do Latin NCAP
Foto: Latin NCAP/Divulgação

O BSD também foi avaliado e atingiu a pontuação máxima em desempenho. Os Sistemas de Assistência de Faixa não pontuaram porque não são uma função que retorna à posição ligada sempre que o veículo é reiniciado. Este resultado é válido a partir do VIN 3VV9P6B26SM000641 e a data de produção é 28 de outubro de 2024. O modelo foi avaliado por decisão voluntária do fabricante.

“A melhoria do Renault Kardian e a renovação do Volkswagen Taos demonstram que, quando os fabricantes assumem um compromisso real com a proteção da vida, toda a região se beneficia, pois isso envia um forte sinal de mercado à indústria para estabelecer uma concorrência necessária e saudável pela segurança veicular na América Latina e no Caribe”, afirmou Stephan Brodziak, Presidente do Conselho de Administração do Latin NCAP.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade