Renault Kardian e VW Taos conquistam nota máxima em teste do Latin NCAP
Latin NCAP divulgou nesta quinta-feira os resultados de sua nova bateria de crash tests com novas notas para o Renault Kardian e VW Taos
O Latin NCAP acaba de divulgar mais uma rodada de testes de 2025. Desta vez, o Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe reavaliou os modelos Renault Kardian e Volkswagen Taos. Ambos conquistaram a nota máxima de cinco estrelas no crash test. O Kardian é produzido e vendido no Brasil e em outros mercados da América do Sul e da África, enquanto o Taos é feito no México.
Renault Kardian melhorou nota após ganhar novos itens de segurança
O Renault Kardian, produzido no Brasil, obteve cinco estrelas. O Kardian foi avaliado em 2024 e obteve quatro estrelas. Neste ano, o modelo foi atualizado com a incorporação do sistema de Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) para Usuários Vulneráveis das Vias (VRU) e foi avaliado novamente a pedido do fabricante. O Kardian é o primeiro carro da Renault da região a obter cinco estrelas no Latin NCAP.
O Kardian atualizado oferece seis airbags e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) de série, e AEB como opcional, obtendo 83,41% em Ocupante Adulto, 82,92% em Ocupante Infantil, 72,96% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Vias e 83,78% em Assistência à Segurança.
Em 2024, o Kardian foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical (whiplash), proteção a pedestres, ESC, Frenagem Autônoma de Emergência na cidade, AEB interurbano e Sistemas de Assistência à Velocidade (SAS). Em 2025, o Latin NCAP avaliou o AEB VRU, que obteve a pontuação máxima e cumpriu os requisitos de disponibilidade.
De acordo com a entidade, o impacto frontal mostrou estrutura estável, área dos pés instável, proteção marginal para o peito do motorista e adequada para o peito do acompanhante. O impacto lateral mostrou um desempenho robusto graças aos airbags laterais de corpo e de cortina padrão, oferecendo proteção adequada para o peito e boa para o resto do corpo.
O impacto lateral de poste mostrou proteção marginal para o peito do adulto. A proteção contra o efeito chicote cervical foi marginal. Ambos os ocupantes infantis foram instalados voltados para trás usando ancoragens Isofix, seguindo as melhores práticas globais, apresentando boa proteção em geral. A cabeça do dummy de 3 anos apresentou exposição no teste de impacto lateral, sem valores críticos.
A proteção dos pedestres mostrou proteção geralmente boa e adequada para a cabeça e proteção fraca da cabeça em relação ao para-brisa e aos pilares A. A proteção da parte superior das pernas foi fraca e inadequada, e a parte inferior das pernas apresentou boa proteção. O AEB urbano e interurbano apresentou bom desempenho, atendendo aos requisitos de disponibilidade do Latin NCAP.
O AEB VRU obteve uma pontuação máxima, atendendo aos requisitos de disponibilidade do Latin NCAP. Este resultado é válido a partir do VIN 93YRJF000TJ403319 e da data de produção de 14 de agosto de 2025. O modelo foi avaliado por decisão voluntária do fabricante.
Volkswagen Taos feito no México foi reavaliado
Já o Volkswagen Taos, produzido no México, obteve cinco estrelas. Até este ano, o modelo também era produzido na Argentina e obteve cinco estrelas em 2021. O Taos foi atualizado recentemente e melhorou os equipamentos de segurança de série. Após uma decisão voluntária do fabricante, foi avaliado novamente.
O Taos atualizado oferece seis airbags, ESC e AEB padrão, e obteve 90,69% em Ocupante Adulto, 89,80% em Ocupante Infantil, 67,67% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Vias e 92,15% em Assistência à Segurança. Em 2021, o Taos foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, impacto de poste, chicotada cervical, proteção a pedestres, ESC, Moose e AEB.
Em 2025, após o facelift, o Latin NCAP reavaliou a proteção aos pedestres e as tecnologias AEB, uma vez que a parte dianteira do veículo foi redesenhada, e também acrescentou as avaliações das tecnologias de Detecção de Ponto Cego (BSD) e Sistemas de Suporte de Faixa (LSS), que são oferecidas como opcionais.
O Taos apresentou estrutura estável e área dos pés estável no teste de impacto frontal, oferecendo proteção marginal para o peito do motorista e proteção adequada para o peito do acompanhante. No impacto traseiro, a proteção do pescoço foi boa. O impacto lateral mostrou proteção completa e o impacto lateral de poste mostrou proteção boa para a cabeça, abdômen e pelve, e adequada para o peito.
O ocupante infantil mostrou proteção completa em impacto frontal e lateral. A proteção da parte superior das pernas do pedestre continua sendo, em sua maioria, ruim e deve ser melhorada. O AEB VRU apresentou bom desempenho, mas não atingiu a pontuação máxima. O AEB urbano obteve a pontuação máxima e o AEB interurbano apresentou bom desempenho, mas não atingiu a pontuação máxima.
O BSD também foi avaliado e atingiu a pontuação máxima em desempenho. Os Sistemas de Assistência de Faixa não pontuaram porque não são uma função que retorna à posição ligada sempre que o veículo é reiniciado. Este resultado é válido a partir do VIN 3VV9P6B26SM000641 e a data de produção é 28 de outubro de 2024. O modelo foi avaliado por decisão voluntária do fabricante.
“A melhoria do Renault Kardian e a renovação do Volkswagen Taos demonstram que, quando os fabricantes assumem um compromisso real com a proteção da vida, toda a região se beneficia, pois isso envia um forte sinal de mercado à indústria para estabelecer uma concorrência necessária e saudável pela segurança veicular na América Latina e no Caribe”, afirmou Stephan Brodziak, Presidente do Conselho de Administração do Latin NCAP.