Porsche inaugura fábrica de combustível sintético no Chile
Combustível sintético (sem componentes fósseis) será usado em carros com motor a combustão interna gerando emissão quase neutra de CO2
A Porsche e seus parceiros internacionais que trabalham em conjunto com a empresa chilena Highly Innovative Fuels (HIF) inauguraram nesta terça-feira, 20, a fábrica piloto na qual deram início à produção industrial de combustíveis sintéticos.
A cerimônia contou com a presença do ministro de Energia do Chile, Diego Pardow, assim como dos membros do conselho executivo da Porsche, Barbara Frenkel e Michael Steiner, que realizaram o abastecimento cerimonial de um Porsche 911 com o primeiro combustível sintético produzido na fábrica Haru Oni, localizada em Punta Arenas. Os eFuels, produzidos a partir de água e dióxido de carbono usando energia eólica, permitem a operação quase neutra em CO2 dos motores a gasolina.
“A Porsche está comprometida com um caminho duplo: mobilidade elétrica e combustíveis sintéticos como tecnologia complementar. A utilização do combustível sintético reduz as emissões de CO2. Olhando para todo o setor de tráfego, a produção industrial de combustíveis sintéticos deve continuar avançando em todo o mundo. Com a planta piloto de eFuels, a Porsche está desempenhando um papel de liderança neste desenvolvimento”, disse Barbara Frenkel.
“O potencial dos combustíveis sintéticos é enorme. Atualmente, existem mais de 1,3 bilhão de veículos com motores de combustão em todo o mundo. Muitos deles estarão nas estradas nas próximas décadas, e os eFuels oferecem aos proprietários de carros existentes uma alternativa quase neutra em carbono. Como fabricante de motores eficientes e de alto desempenho, a Porsche possui um amplo know-how na área de combustíveis”, acrescentou Michael Steiner.
Na fase piloto, está prevista a produção de aproximadamente 130 mil litros de combustíveis sintéticos por ano. Inicialmente, o eFuel será usado em projetos como o Porsche Mobil 1 Supercup e nos Porsche Experience Centers. Após a fase piloto, o primeiro dimensionamento levará o projeto no Chile a uma projeção de 55 milhões de litros por ano até meados da década. Cerca de dois anos depois, a capacidade deverá ser de 550 milhões de litros.
O sul do Chile oferece condições ideais para a produção de eFuels, com ventos que sopram cerca de 270 dias por ano e permitem que as turbinas eólicas operem em plena capacidade. Punta Arenas também está localizada perto do Estreito de Magalhães. A partir do porto de Cabo Negro, o combustível sintético pode ser transportado como os combustíveis tradicionais para todo o mundo, e ser distribuído utilizando a infraestrutura existente.
A Porsche está trabalhando para atingir balanço neutro em CO2 em toda a sua cadeia de valor até 2030. Isso também inclui uma fase de uso neutro em CO2 para futuros modelos totalmente elétricos. Os combustíveis sintéticos complementam a eletromobilidade e fazem parte da estratégia de sustentabilidade da fabricante de carros esportivos.
A Porsche já investiu mais de US$ 100 milhões no desenvolvimento e na produção de eFuels. Como exemplo, vale lembrar que a fabricante alemã investiu US$ 75 milhões na HIF Global LLC em abril de 2022. Esta empresa planeja, constrói e opera fábricas de combustíveis sintéticos no Chile, nos Estados Unidos e na Austrália.