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Mesmo com recuo, carros elétricos darão vantagem global à China

Relatório global da Allianz aponta que a China pode ditar o futuro do mercado automotivo, pois os carros elétricos chegarão a 18 milhões

11 abr 2024 - 19h00
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Ora 03 GT: carro elétrico chinês da GWM está em vários mercados
Ora 03 GT: carro elétrico chinês da GWM está em vários mercados
Foto: GWM / Guia do Carro

O recente recuo na produção e nos lucros dos carros elétricos por parte das montadoras ocidentais não será suficiente para mudar o cenário automotivo. A tendência é de amplo domínio da China devido à sua aposta nos BEVs, segundo a  Allianz Trade, líder mundial em seguro de crédito comercial.

A empresa divulgou, nesta semana, o seu mais recente relatório global do setor de carros, que analisa o comportamento e as tendências da indústria automotiva global. Segundo os economistas da Allianz Research, é esperado que o mercado automotivo se normalize este ano, com uma grande transformação no setor de veículos elétricos.

De acordo com a análise, os veículos elétricos a bateria (BEVs) permanecem em uma posição relativamente favorável, apesar dos grandes desafios (figura abaixo). O relatório aponta que a venda de novos carros elétricos ultrapasse 18 milhões de unidades este ano (+32,8%), com a Europa liderando o consumo (+41,2%).

Venda de carros elétricos em unidades e crescimento do mercado BEV
Venda de carros elétricos em unidades e crescimento do mercado BEV
Foto: Allianz / Guia do Carro

Já na perspectiva da produção, os economistas antecipam uma queda nas margens brutas e Ebit para 18,7% (-28 pps) e 5,2% (-164 pps), e uma consolidação acelerada. O aumento esperado na proporção de Pesquisa e Desenvolvimento, ou P&D, (4,5%, +14 pps) e na proporção de CapEx para vendas (5,4%, +33 pps) indica que os fabricantes de automóveis provavelmente diversificarão seus investimentos em veículos a combustão, modelos híbridos e totalmente elétricos para continuarem ágeis no mercado em transformação.

Transformação na indústria

Os economistas analisam que a indústria automobilística global está passando por uma transformação significativa em direção aos veículos elétricos (BEVs), mas o caminho à frente será turbulento, moldado por tensões geopolíticas, demanda desacelerada e incertezas regulatórias.

A China emergiu como uma força disruptiva, desafiando os líderes automobilísticos tradicionais, enquanto a Europa e os EUA, preocupados com sua dependência de componentes chineses e o impacto nas indústrias locais, responderam com barreiras comerciais.

A recente desaceleração na demanda por carros elétricos, combinada com o clima regulatório e econômico incerto, complica ainda mais a trajetória de curto prazo da indústria.

“Para atingir suas ambiciosas metas climáticas e alcançar a neutralidade de carbono, os governos de todo o mundo estão promovendo ativamente a energia verde em detrimento dos combustíveis fósseis”, explicam os autores do estudo. “O setor automotivo desempenhará um papel fundamental nessa transição, que dependerá do aumento do número de veículos elétricos em uso.”

Nesse contexto, o atributo que define um carro está mudando gradualmente da capacidade do motor para os recursos de bateria e software. Ou seja, sai de um ambiente que tinha a dominação das montadoras europeias, estadunidenses, japonesas e sul-coreanas e entra num ambiente de domínio das montadoras chinesas.

A China investiu em recursos de bateria e software por mais de uma década e garantiu uma posição de liderança nesses aspectos. Como resultado, o país está remodelando o cenário automotivo global com seu rápido desenvolvimento em carros elétricos, além do seu domínio sobre toda a cadeia de suprimentos.

Carros elétricos chineses: rumo à conquista do mercado global

Os economistas apontam ainda que os carros elétricos chineses cresceram em um ritmo surpreendente, com as vendas e a produção aumentando quase oito vezes de 2019 a 2023.

O relatório mostra que o mercado de BEVs tem sido um catalisador significativo para o setor automotivo da China, com os veículos elétricos chineses comandando quase 60% das vendas globais (como mostra o gráfico abaixo) e contribuindo para mais de 60% da produção total de EVs do mundo em 2023. Esse domínio no setor de veículos elétricos ressalta o impacto substancial da China na direção futura do setor automotivo global.

Venda de carros elétricos na China, Europa, EUA e outras regiões
Venda de carros elétricos na China, Europa, EUA e outras regiões
Foto: Allianz / Guia do Carro

Com base nesse alicerce, 2023 marcou um ano crucial para o mercado automotivo chinês mais amplo, pois as marcas nacionais garantiram pela primeira vez mais de metade do market share total. O alcance internacional das montadoras chinesas também se expandiu drasticamente, impulsionado pela intensa concorrência no mercado doméstico.

Esse impulso competitivo levou a um aumento notável na exportação de carros de passeio, com os números saltando de menos de 1 milhão de unidades em 2020 para 4,4 milhões de unidades em 2023. Esse crescimento exponencial fez com que a China ultrapassasse o Japão, estabelecendo-a como o maior exportador de carros de passeio do mundo e reforçando seu papel fundamental na formação do cenário automotivo global.

Os economistas reforçam que os fabricantes chineses de veículos elétricos têm grandes vantagens de custo, graças à sua posição de pioneirismo, custos mais baixos de mão de obra e economias de escala, também se destacando pela qualidade das suas mercadorias.

“Além disso, com o foco da concorrência doméstica mudando cada vez mais para tecnologias sofisticadas de veículos, como sistemas de direção inteligentes e recursos de interface homem-máquina, os fabricantes chineses de veículos elétricos estão avançando rapidamente no desenvolvimento de software”, explicam os economistas.

“Esses avanços destacam seu foco estratégico não apenas no aumento da eficiência e da segurança do veículo, mas também na melhoria da experiência geral de direção, posicionando-os como líderes no mercado global de veículos elétricos”, acrescenta o estudo.

Mesmo assim, os especialistas ponderam que, embora o setor chinês de carros elétricos tenha emergido como uma força competitiva em nível global, vários fatores apresentam riscos potenciais que ainda podem minar a atual posição de liderança da China, incluindo uma guerra de preços cada vez maior, problemas de excesso de capacidade, aumento das tensões geopolíticas e o advento de tecnologias de bateria de última geração.

Guia do Carro
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