Creta, Polo e Corolla Cross foram os carros favoritos do consumidor em setembro
Modelos da Hyundai, Volkswagen e Toyota lideraram os emplacamentos no varejo, com vendas nas concessionárias
Em setembro de 2025, os carros favoritos do consumidor brasileiro foram Hyundai Creta, o Volkswagen Polo e Toyota Corolla Cross. Com mais de 4 mil emplacamentos cada, esses modelos lideraram o ranking de mais vendidos no varejo, segundo dados do Renavam divulgados pela Fenabrave (organização que representa as concessionárias).
Esse cálculo desconsidera as chamadas vendas diretas, aquelas feitas pelas fabricantes de veículos diretamente a determinado cliente - normalmente uma empresa como locadora, frota corporativa ou, ainda, a um taxista. Dessa forma, trata-se de um retrato mais fiel das preferências do consumidor final.
Depois do Toyota Corolla Cross, aparece no ranking de carros mais comprados de setembro o Chevrolet Onix. Logo atrás, um modelo recém-lançado mostra já ter cativado os consumidores: o Volkswagen Tera foi o quinto veículo mais vendido do varejo. Em seguida, aparecem no ranking os Fiat Fastback, Strada e o Chevrolet Tracker.
Por que os carros favoritos do consumidor não são os mais vendidos?
No Brasil, 48% dos veículos vendidos em setembro foram negociados no varejo, entre uma concessionária e o consumidor. Os 52% restantes, a maioria dos emplacamentos, aconteceram de forma direta, feitos entre a fabricante de veículos e um cliente.
Por isso, o ranking geral de vendas de carros é tão diferente, liderado por Fiat Strada, Volkswagen Polo e Fiat Argo. Logo atrás aparecem Hyundai HB20 e Volkswagen Saveiro. Diante dessa diferença, é possível concluir que a demanda por esses carros é impulsionada por compras corporativas, feitas por clientes empresariais que negociam direto com as montadoras.
Quem vai ficar com o espaço do Toyota Corolla Cross
No último trimestre de 2025, é provável que a lista de carros mais licenciados no varejo passe por uma reorganização. Isso porque a oferta do Toyota Corolla Cross foi interrompida depois que a fábrica de motores da montadora em Porto Feliz (SP) foi atingida por um vendaval, no fim de setembro, que causou fortes danos à estrutura.
Consultado pelo Jornal do Carro, o consultor Milad Kalume Neto, da a K.LUME consultoria, estima que a Hyundai deve desbancar a marca japonesa no ranking de vendas. Ainda assim, segundo o especialista, a Toyota tende a manter-se firme à frente da Renault, que aparece em seguida entre as montadoras que mais vendem carros no Brasil.
Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!