BMW completa 30 anos de atuação no mercado brasileiro em 2025
Desde 1995 no mercado brasileiro, o grupo BMW conta com as marcas BMW, Mini e BMW Motorrad e possui fábricas de motos e de carros no Brasil
A BMW acaba de completar 30 anos de atuação no mercado brasileiro. A jornada do grupo alemão no Brasil começou em 17 de outubro de 1995, com a chegada do escritório nacional de vendas da marca BMW, em São Paulo (SP). No ano seguinte, foi a vez da BMW Motorrad, divisão de motos do grupo. Em 1999, foi constituída a BMW Leasing do Brasil, e em 2000 a BMW Financeira. ano celebra o importante marco de 25 anos de atuação no Brasil.
Grupo BMW conta com duas fábricas no Brasil
“Nossos 30 anos no Brasil são uma jornada de inovação e liderança, guiada pela estratégia de abertura tecnológica, que nos permite oferecer o melhor em todas as propulsões. O Brasil é estratégico para a mobilidade premium global, e estamos prontos para os próximos 30 anos de sucesso” afirma Maru Escobedo, Presidente e CEO do BMW Group Brasil.
Em 2009, a Mini chegou ao país, ampliando ainda mais a atuação do grupo no mercado nacional. No mesmo ano, a BMW também deu início à linha de montagem de motos em Manaus (AM). Ela foi expandida em 2016, sendo uma das três fábricas de motocicletas do BMW Group no mundo e a única dedicada exclusivamente à produção de motos fora da Alemanha. Hoje, a unidade é responsável por 99% do portfólio BMW Motorrad no Brasil.
BMW produz os modelos 320i, X1 e X5 PHEV no Brasil
Em 2014, lançou os modelos BMW i3 e BMW i8, os primeiros carros elétricos comercializados no varejo nacional. Ainda no mesmo ano, a marca apresentou o motor 2.0 turbo flex, que equipa o BMW 320i até os dias de hoje, e inaugurou a fábrica de Araquari (SC), que produz atualmente os modelos BMW 320i, X1 e X5 PHEV.
Em 2024, a marca alemã iniciou a produção do primeiro veículo híbrido plug-in na América do Sul, o BMW X5. O país também se destaca como centro de engenharia global do BMW Group, desenvolvendo inovações como blindagens e apoiando inclusive validações globais. A rede nacional de concessionárias está presente em 49 cidades do Brasil com 74 pontos de atendimento.