A BMW patenteou uma ideia muito louca: uma moto com ventiladores que ajudam a inclinar mais
As válvulas podem redirecionar o fluxo de vento para que ele auxilie em diversas funções
Na eterna guerra por encontrar mais aderência sem sacrificar velocidade, a BMW registrou uma patente que pode mudar tudo: um sistema de aerodinâmica ativa que utiliza ar impulsionado por um ventilador para modificar o comportamento da moto em movimento. Sim, um ventilador. Mas não um qualquer.
Em vez de depender exclusivamente do vento gerado pela velocidade (como fazem as asas clássicas da MotoGP ou as aletas fixas das superbikes atuais, por exemplo), a BMW propõe um sistema que empurra ar através de bocais direcionáveis distribuídos pela moto. A ideia é tão ambiciosa quanto intrigante: modificar a carga aerodinâmica e a aderência em tempo real sem precisar estar a 300 km/h.
Em breve nas lojas?
O coração do sistema é um ventilador interno que canaliza ar em alta pressão por uma rede de dutos. As válvulas podem redirecionar esse fluxo de várias formas: para trás, para melhorar a aceleração; para frente, para ajudar na frenagem; para cima, para gerar mais downforce; ou até para os lados, para aumentar a pressão sobre o pneu em plena curva. É como um controle de tração… mas baseado em aerodinâmica dinâmica.
Embora pareça loucura, não é a primeira vez que se vê algo parecido. Nos anos 70, Gordon Murray projetou o mítico Brabham BT46B de Fórmula 1, com um grande ventilador traseiro que sugava o ar da parte inferior do carro para criar efeito solo. O acessório venceu sua primeira corrida com Niki Lauda ao volante, mas foi retirado voluntariamente por medo de uma escalada ...
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