17/05/2000
PAIS DEVEM ACOMPANHAS AS CRIANÇAS NA WEB
Agência Estado
Além de jogar bola e brincar de boneca ou carrinho, a Internet se transformou em uma nova ferramenta para as crianças aprenderem e se divertirem. Mas é preciso que algumas adaptações sejam feitas para que o conteúdo fique atraente.
"Os sites infantis devem ter pouco conteúdo escrito, porque as crianças não têm paciência para a leitura", opina Cecília Toloza, coordenadora do Projeto Clicar, da Estação Ciência da Universidade de São Paulo, patrocinado pela Petrobrás, voltado para crianças de rua de 6 a 17 anos. Segundo ela, a tecnologia da Internet proporciona o uso de recursos interativos, o que encanta as crianças. "Os sites também devem usar muitas imagens, que têm assimilação fácil por esse público."
Para o desenvolvimento educacional da criança, a coordenadora sugere a utilização dos sites Turma da Mônica, Meleca e Ruth Rocha. Cecília observa que a criançada costuma entrar "em tudo na Rede" e sugere que os pais deixem seus filhos descobrirem novos espaços. Mas recomenda: "Cabe ao adulto explicar o que é a Internet, suas funções e o que ela agrega de mais rico".
O site Turma da Mônica, que ganhou o prêmio iBest na categoria infantil, dos júris popular e oficial, apresenta às crianças mais de dez jogos, passatempos, quadrinhos e uma seção de notícias sobre o autor, Maurício de Souza. Já o Meleca trabalha com uma linguagem infantil e traz brincadeiras, quadrinhos e até dicas de como criar origamis. Já o site da escritora Ruth Rocha enfoca mais o incentivo à leitura da criança.
O Terra dispõe da seção ZAZ Kids (www.zaz.com.br/kids), que auxilia as crianças no dever de casa, e o UOL tem a Estação Criança (www.uol.com.br/criancas), com fábulas infantis, jogos e seções como Recreio On Line, Estação dos Bichos, Eco Kids e uma área para as Chiquititas.
No Zipnet (www.zipnet.com.br/kids), um canal oferece quadrinhos, jogos, Pokémon virtual de estimação, piadas e informações de cinema e tevê. Já o iG (www.ig.com.br) planeja lançar até o fim do mês o iGuinho, com jogos e chats infantis.