17/05/2000
PORTAIS ABREM ESPAÇO PARA O PÚBLICO JOVEM
Agência Estado
Para criar um conteúdo direcionado a cada público, os portais estão aprimorando os espaços para os jovens. No começo do boom da Internet, os serviços se restringiam às notícias. Agora existem canais especializados em Namoro, Sexo, Horóscopo, Cinema, Shows e Música.
O Terra dedica um espaço para a garotada saber o que está rolando na noite e para achar a "alma gêmea". Lá, o usuário também encontra o Fulano (www.fulano.com.br), com informações sobre vestibular e cursos de idiomas, entretenimento e diversão.
Para completar seus serviços para adolescentes, o Universo Online lançou o UOLteen Sexo (www. uol.com.br/sexoteen). A idéia é explicar didaticamente o assunto. Todas as terças-feiras, das 19h às 20h, a psicóloga Rosely Sayão vai tirar as dúvidas da moçada. O iG também lançou uma revista on-line para os teens, a iGirl. O site traz artistas famosos, enquetes, intimidade e notícias de moda, saúde e esportes.
Chat é sucesso O chat, serviço de bate-papo, é um dos canais mais procurados pelos adolescentes. Os portais, geralmente, dividem os públicos de acordo com a faixa etária, região do País ou assunto.
O estudante do Ensino Médio Marcos Russo Nakasone, 15 anos, conta que chega a passar cinco horas papeando na Rede. "Com meu irmão morando na Suíça, passamos a nos comunicar em salas de bate-papo."
O estudante diz também que, com a presença da Internet, deixou de ir às bibliotecas físicas para usar as virtuais. Os sites de música, games, sexo e hackers são os preferidos de Marcos, que tem curiosidade de saber como atacar um site.
Papo-cabeça Ainda este mês, o iG vai lançando o site iGuais, em parceria com a Organização Cipó. Coordenado pela educadora Ana Penido, o objetivo é "dar assistência aos adolescentes de qualquer classe social" (desde que tenham acesso à Net). Elaborado por jovens, sob a supervisão de profissionais, o canal quer apontar os problemais mais comuns entre os adolescentes.
O iGuais trará discussões sobre droga, sexo, aids, marginalidade e primeiro emprego. Os jovens farão entrevistas com adolescentes e matérias para o Último Segundo.