Script = https://s1.trrsf.com/update-1761143121/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

SNK fala sobre o retorno de Kizuna Encounter e o futuro da linha Premium Selection

Produtores Laurent Vernézy e Yasuyuki Oda comentam sobre o relançamento do clássico de 1996 e os planos da SNK para preservar sua herança

11 out 2025 - 13h59
(atualizado às 14h59)
Compartilhar
Exibir comentários
Kizuna Encounter: Super Tag Battle
Kizuna Encounter: Super Tag Battle
Foto: Reprodução

Quando se fala em clássicos cult dos anos 90, Kizuna Encounter: Super Tag Battle sempre aparece como uma das joias mais peculiares da era NEOGEO. Lançado originalmente em 1996, o jogo foi pioneiro no uso de um sistema de duplas em tempo real e se destacou pela fluidez e ousadia de suas mecânicas, abrindo caminho para estilos de combate que se tornariam populares anos depois.

Agora, quase três décadas depois, a SNK resgata esse título dentro da nova linha NEOGEO Premium Selection, que busca oferecer relançamentos fiéis, mas aprimorados com recursos modernos como rollback netcode, lobbies online e modo de treino detalhado.

Conversamos com Laurent Vernézy, produtor responsável pela modernização desses clássicos, e com Yasuyuki Oda, veterano e produtor de Fatal Fury: City of the Wolves, sobre o processo de trazer de volta Kizuna Encounter, os desafios de equilibrar nostalgia e inovação, e o que o futuro reserva para os fãs da SNK.

Kizuna Encounter: Super Tag Battle
Kizuna Encounter: Super Tag Battle
Foto: Reprodução

Game On - Kizuna Encounter é um clássico cult de 1996, lembrado por seu inovador sistema de duplas. O que motivou a SNK a trazer este título de volta agora, sob o selo Premium Selection?

Laurent - Foi uma escolha óbvia para meu time selecionar KIZUNA ENCOUNTER: SUPER TAG BATTLE, um dos primeiros jogos de luta clássicos da NEOGEO para fazer parte da nossa novíssima seleção NEOGEO Premium Selection. REAL BOUT FATAL FURY 2, lançado há alguns dias, foi o primeiro jogo dessa lista! KIZUNA ENCOUNTER: SUPER TAG BATTLE foi incrivelmente inovador quando foi lançado pela primeira vez em 1996 no NEOGEO, com sua mecânica revolucionária de sistema de duplas, personagens únicos, atmosfera e jogabilidade rápida!

Game On - A reedição inclui várias funcionalidades modernas, como netcode com rollback, modo espectador, lobbies para até 9 jogadores e até batalhas online 2 contra 2 para até 4 jogadores – algo nunca disponível fora dos arcades. Quão desafiador foi integrar essas funcionalidades enquanto se mantinha a autenticidade da experiência original?

Laurent - A parte 2vs2 foi provavelmente a mais desafiadora, já que esse recurso era exclusivo de KIZUNA ENCOUNTER: SUPER TAG BATTLE. Todos os jogadores poderão aproveitar essa funcionalidade em qualquer lugar e a qualquer hora, graças à adição do rollback netcode para partidas online. Temos uma longa experiência com outras funcionalidades online, dado os inúmeros projetos com a desenvolvedora Code Mystics, Inc., e estamos aguardando ansiosos sobre como os usuários receberão esse jogo. Esse relançamento é 100% fiel ao título original de NEOGEO, permitindo que jogadores veteranos o redescubram da mesma forma que jogavam no hardware original, integrando diversos recursos de qualidade de vida para a melhor experiência de jogo para todas as gerações de jogadores!

Kizuna Encounter: Super Tag Battle
Kizuna Encounter: Super Tag Battle
Foto: Reprodução

Game On - O Real Bout Fatal Fury 2 foi elogiado recentemente por ter talvez o melhor filtro de “scanlines” já implementado em uma reedição da SNK. Podemos esperar o mesmo nível de qualidade e personalização visual em Kizuna Encounter?

Laurent - Com certeza! Vocês podem esperar o mesmo nível de qualidade e personalização visual aqui também! Experimente o jogo e conte-nos o que achou de todos os novos recursos.

Game On - O novo Modo de Treinamento com visualizador de hitbox e a Galeria com arte conceitual e novas ilustrações mostram um grande esforço para tornar essas versões definitivas. Quão importante é para a SNK ir além de um simples port e, em vez disso, entregar algo mais próximo de uma preservação de "qualidade de museu"?

Laurent - Com uma longa história de criação de clássicos cult ao longo dos anos, os fãs aguardam ansiosamente pelo retorno desses jogos para as gerações mais recentes de consoles. É uma missão importante para nós preservar esses jogos de luta clássicos, trazendo-os para plataformas modernas, não apenas como adaptações simples, mas com todas as opções e recursos possíveis. Esperamos que vocês gostem!

Kizuna Encounter: Super Tag Battle
Kizuna Encounter: Super Tag Battle
Foto: Reprodução

Game On - Kizuna Encounter tinha uma identidade única em comparação com Fatal Fury ou King of Fighters. Como você vê esta reedição contribuindo para a valorização dos títulos mais experimentais da SNK dentro da comunidade de jogos de luta?

Laurent - Com um catálogo de propriedades intelectuais tão rico, era importante para minha equipe garantir que nossos fãs tivessem acesso a uma biblioteca de jogos que não se limitasse apenas aos nossos nomes mais famosos. Esperamos que muitos novos fãs descubram e aproveitem ao máximo KIZUNA ENCOUNTER: SUPER TAG BATTLE e muito mais em um futuro próximo!

Game On - Além deste lançamento, os fãs podem esperar mais jogos na linha NEOGEO Premium Selection? Talvez outros clássicos cult ou joias escondidas que poderiam se beneficiar desse tipo de modernização?

Laurent - Com certeza! Desta vez, REAL BOUT FATAL FURY 2 e KIZUNA ENCOUNTER: SUPER TAG BATTLE foram os dois clássicos que deram início à nossa nova série dedicada a lançamentos retrô, mas fique ligado para mais lançamentos nos próximos meses!

Kizuna Encounter: Super Tag Battle
Kizuna Encounter: Super Tag Battle
Foto: Reprodução

Game On - Senhor Oda, como produtor por trás de títulos modernos como Fatal Fury: City of the Wolves e o “novo” KOF, você revisita clássicos como Kizuna Encounter em busca de inspiração em termos de mecânicas, ritmo ou apresentação?

Oda-san - Na verdade, não foi necessário revisitar Kizuna Encounter para os projetos atuais — eu tive o privilégio de trabalhar no jogo original, então já trago comigo essa experiência direta desde aquela época.

Game On - Como a sua filosofia de design difere quando você está trabalhando em um título totalmente novo, como City of the Wolves, em comparação com quando a SNK trabalha em relançamentos da linha Premium Selection? Você vê esses dois tipos de projetos como complementares na construção da identidade da empresa?

Oda-san - Nós trabalhamos fortemente para garantir que nossos títulos recentes usem a capacidade máxima dos hardwares atuais. Já para esses relançamentos, nos certificamos de adicionar recursos que as versões arcade precisariam para um lançamento de console, a fim de garantir que sejam mais acessíveis para os fãs. Além disso, esperamos que, ao jogar esses títulos mais antigos, mais pessoas se interessem em experimentar nossos novos lançamentos.

Kizuna Encounter: Super Tag Battle
Kizuna Encounter: Super Tag Battle
Foto: Reprodução

Game On - Kizuna Encounter apresentou uma das primeiras implementações de um sistema de troca (tag system) em jogos de luta. Do seu ponto de vista como produtor moderno, você acredita que há espaço para revisitar ou reinventar essa mecânica em futuros projetos da SNK?

Oda-san - Sim, de certa forma nós já revisitamos esse conceito em SNK Heroines: Tag Team Frenzy. 

Game On - Em uma nota pessoal, o que significa para você ver um clássico cult como Kizuna Encounter sendo revivido em 2025, especialmente enquanto a SNK avança simultaneamente com novos títulos de destaque?

Oda-san - Temos muitas propriedades intelectuais excelentes na SNK, então nosso foco é garantir que cada relançamento seja tratado com muito cuidado. Desses títulos, pode até haver algumas séries que possam receber novos jogos no futuro.

Kizuna Encounter: Super Tag Battle
Kizuna Encounter: Super Tag Battle
Foto: Reprodução

Conclusão:

Com a chegada de Kizuna Encounter: Super Tag Battle à NEOGEO Premium Selection, a SNK mostra que preservar sua história vai muito além de relançar títulos antigos — é sobre manter viva a essência de uma era que definiu o gênero de luta.

Entre filtros visuais cuidadosamente recriados, modos online modernos e o compromisso com a autenticidade da experiência original, o relançamento reafirma a missão da empresa em valorizar tanto seus ícones quanto suas pérolas menos conhecidas. E, segundo Laurent Vernézy e Yasuyuki Oda, Kizuna Encounter é apenas o começo de uma nova fase de celebração dos legados da SNK.

Fonte: Game On
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade