Sensores permitem jogar Super Mario usando somente os olhos
Um grupo de geeks dos Estados Unidos desenvolveu um método que permite experimentar jogos eletrônicos da plataforma Nintendo Entertainment System (NES), da Nintendo, usando os olhos para jogar. A movimentação ocular é que serve como joystick.
» Veja as últimas galerias postadas no site
Segundo o site oficial, este projeto, criado pelo pessoal da Waterloo Labs, tem como objetivo criar um controle de NES usando o movimento dos olhos.
Isso envolve a leitura da posição do olho usando uma técnica conhecida como eletrooculografia (EOG), também utilizada em alguns exames oftalmológicos.
Além disso, o estudo utiliza uma interface com protocolos de eletrônica, padrões nos controles do NES. Um circuito chamado RIO, produzido pela National Instruments, foi escolhido para controlar este sistema.
Diz o site Engadget, o pessoal da Waterloo Labs está começando, porém já tem um ótimo cartão de visitas.
Alguns eletrodos são colocados no rosto, ao redor dos olhos. Eles fornecem um pequeno sinal elétrico para os circuitos da entrada analógica instalada em uma placa-filha RIO.
Rola então um processamento interno e a informação é passada digitalmente a partir desta placa-filha, que se comunica diretamente com o NES.
Para simplificar: com um pouco de programação, ao olhar para cima, o jogador faz o personagem pular. Olhar para a direita ou esquerda faz o personagem mudar de direção.
Cada sinal captado pelos eletrodos pode ser programado para executar uma tarefa diferente.
Os diagramas desses códigos estão disponíveis para consulta no site da National Instruments (bit.ly/eyeMarioCode).
Claro, trata-se de um experimento e a usabilidade do sistema pode não ser a melhor, nem agradar a todos. Talvez uma solução para jogadores de videogame portadores de dificuldades motoras, por exemplo.
Um vídeo mostrando o eyeMario em funcionamento pode ser visto através do link http://youtu.be/4j2kw5MJK24.