PUBLICIDADE

Conheça 5 razões científicas para jogar ‘videogame’

Muito mais do que “tiro, porrada e bomba”, os games podem, acredite, trazer diversos benefícios à saúde

16 dez 2015 - 09h00
Compartilhar
Exibir comentários

O senso comum costuma condenar os videogames pelo sedentarismo e violência, mas diversos estudos e pesquisas tentam desconstruir essa visão, mostrando que passar algumas horas por dia em frente à TV com o joystick na mão pode trazer benefícios à saúde. Confira abaixo cinco bons motivos para dedicar algumas horas do seu dia ao incrível universo ficcional dos games.

Diversos estudos e pesquisas mostram que os videogames podem trazer muitos benefícios para saúde, ajudando no equilíbrio, visão, desenvolvimento do cérebro, coordenação motora e até na boa forma
Diversos estudos e pesquisas mostram que os videogames podem trazer muitos benefícios para saúde, ajudando no equilíbrio, visão, desenvolvimento do cérebro, coordenação motora e até na boa forma
Foto: iStock / Reprodução

1. Equilíbrio

Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Ottawa, no Canadá, descobriu que determinados jogos podem ajudar a diminuir o declínio das funções corporais e restabelecer parte do equilíbrio perdido. Participaram dos testes pacientes com a doença de Parkinson que, durante seis semanas, se submeteram a treinamentos diários de 45 minutos com o Wii Fit e o Wii Sports, gerando resultados promissores.

2. Visão

É bem possível que pessoas que tenham tido “olho-preguiçoso”, condição em que a visão de um olho é pior do que a outra, tenham precisado se render aos incômodos tapa-olhos. O que elas não sabem, no entanto, é que games de ação podem ser muito eficientes nestes casos. Pesquisadores da Universidade de Nottingham, na Inglaterra, descobriram que uma hora de videogame é capaz de melhorar a visão tanto quanto 400 horas de uso de tapa-olhos. Jogos de tiro também apresentam pontos positivos: melhoram a capacidade do cérebro de prestar atenção em vários eventos simultaneamente, por exemplo.

3. Cérebro

Quem poderia imaginar que um simples jogo como o popular Tetris poderia ser responsável por melhorias significativas na coordenação de informações no cérebro? Durante 3 meses, pesquisadores de Albuquerque, nos Estados Unidos, fizeram testes com 26 garotas adolescentes que jogaram Tetris por 30 minutos diários. Descobriu-se que, em comparação com aquelas que não praticaram o jogo, as jogadoras desenvolveram um córtex mais espesso.

4. Boa forma

Diversos consoles e uma infinita gama de jogos permitem que muitos adultos e adolescentes fiquem em forma sem sair de casa. O console Wii Fit tem opções como lutas, aulas de ginástica, vôlei, tênis, boliche e dança. O resultado de tanta prática é um emagrecimento significativo em muitos casos estudados. Dependendo do jogo escolhido, é possível gastar cerca de 400 calorias em apenas uma hora. Abaixo o sedentarismo e viva o videogame!

5. Coordenação motora

Pesquisas feitas com crianças mostraram que aquelas que passaram algum tempo jogando jogos interativos desenvolveram habilidades motoras melhores do que aquelas que não jogaram.

Outro estudo demonstrou ainda que médicos gamers foram 27% mais rápidos e cometeram 37% menos erros em cirurgias que envolvem habilidade extrema, movimentos calculados e equipamentos muito pequenos, do que profissionais que não jogam.

Fonte: Dialoog Comunicação
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade