PUBLICIDADE

82% dos brasileiros jogam 'games' no celular, segundo estudo

Estudo Game Brasil 2015 traz panorama atual dos gamers brasileiros e seus hábitos

16 nov 2015 - 10h00
Compartilhar
Exibir comentários

Os apaixonados por videogames estão migrando cada vez mais dos consoles para os smartphones. É o que revelou a pesquisa Game Brasil 2015, realizada pela Sioux em parceria com a Blend New Research. O estudo indicou que o celular é a plataforma preferida de 82% dos gamers brasileiros, enquanto que os consoles atraem 56,2% dos jogadores.

A segunda edição do levantamento – o primeiro foi publicado em 2013 – ouviu 909 pessoas, entre 14 anos e 84 anos, dos 25 Estados e do Distrito Federal, no início deste ano. Os games foram apontados como uma das formas mais populares de entretenimento, independente da idade – 92,7% dos entrevistados declararam gostar da atividade. Dentre eles, 47,1% são mulheres, o que representa um aumento de 6,1% em relação a 2013.

A modalidade que mais atrai jogadores é a de ação e tiros (32,8%), seguida de aventura (26,9%) e futebol (17,4%). Dança ficou em último lugar, tendo sido escolhida por 5,9% dos jogadores
A modalidade que mais atrai jogadores é a de ação e tiros (32,8%), seguida de aventura (26,9%) e futebol (17,4%). Dança ficou em último lugar, tendo sido escolhida por 5,9% dos jogadores
Foto: Facebook/@Sioux / Reprodução

Mas se engana quem pensa que os jogos acontecem em apenas uma plataforma. Muitos jogadores são, na verdade, multiplataforma – 78,6% jogam em mais de um dispositivo. Depois dos celulares, estão os computadores (71,3%), consoles (56,2%) e tablets (37,4%). As Smart TVs começam a entrar na concorrência contabilizando 6,1% do total de jogadores.

Paradinha estratégica

O trânsito é um dos principais motivos pelo qual o celular aparece como plataforma preferida dos amantes do videogame – 86,2% jogam no celular quando estão em congestionamentos. Em casa, apenas 56,2% optam pelo smartphone para jogar.

O estudo revelou ainda que os gamers brasileiros costumam ter mais de um console em casa. No topo das aquisições estão o Xbox 360 (42,9%) e PS 2 (38,9%). No entanto, quando se fala em preferência por um ou outro, o Xbox 360 lidera.

A modalidade que mais atrai jogadores é a de ação e tiros (32,8%), seguida de aventura (26,9%) e futebol (17,4%). Dança ficou em último lugar, tendo sido escolhida por 5,9% dos jogadores.

O GTA V foi considerado o melhor lançamento de 2014, levando-se em conta preço, disponibilidade, localização e jogabilidade, tendo sido escolhido por 30,1% dos gamers brasileiros. O segundo lugar ficou com Fifa 2015 (23,9%).

Fonte: Dialoog Comunicação
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade