Spellcasters Chronicles é a aposta multiplayer da Quantic Dream
O estúdio, que é conhecido por jogos focados na narrativa, decidiu que era hora de expandir seus horizontes
Após concluir o desenvolvimento de Detroit: Become Human, a Quantic Dream começou a trabalhar em um novo jogo single-player focado na narrativa com Star Wars Eclipse, mas também quis arriscar inovar ao trabalhar em um novo tipo de experiência.
A partir daí nasceu Spellcasters Chronicles, um jogo multiplayer competitivo de ação e estratégia 3v3 em terceira pessoa, que será free-to-play e conta com uma direção de arte completamente diferente daquela de outros jogos da empresa.
“Estamos honrados e muito animados em apresentar Spellcasters Chronicles, jogo desenvolvido em nossos estúdios de Paris e Montreal junto ao nosso título principal, Star Wars Eclipse”, disse David Cage, fundador e presidente da Quantic Dream, via comunicado de imprensa. “Entrar em um novo gênero com uma proposta artística inédita tem sido, ao mesmo tempo, um desafio e uma oportunidade de crescimento, nos permitindo evoluir como time. Agora, o foco está em aprimorar o jogo com o feedback da comunidade e tornar essa jornada ainda mais completa em conjunto com os jogadores.”
“Este projeto reflete o espírito criativo e as ambições técnicas que guiam a Quantic Dream há quase três décadas. Com Spellcasters Chronicles, buscamos dar vida a uma nova forma de experiência de jogo que combina ação e estratégia, ao mesmo tempo em que explora narrativas impulsionadas pela comunidade. Foi uma jornada de ideias ousadas — uma oportunidade de expandir para experiências sociais e multijogador — e uma aventura compartilhada por uma nova e talentosa equipe de especialistas dos estúdios de Paris e Montreal, que deram vida a este universo original e continuam desenvolvendo novas experiências, incluindo Star Wars Eclipse.”
Combate 3v3 que mistura ação e estratégia
Conforme informado pela Quantic Dream numa apresentação fechada a qual o Game On teve acesso, Spellcasters Chronicles é um jogo gratuito onde equipes com três jogadores cada lutam entre si. Cada jogador faz uso de um Spellcaster, que consegue não apenas atacar os oponentes com feitiços poderosos, mas também evocar monstros para agirem na batalha e fornecer suporte a eles, além de construir estruturas defensivas.
Os personagens controlados pelos jogadores conseguem voar pelo campo de batalha, permitindo que eles visualizem tudo que está ocorrendo próximo deles e ajudem seu exército de monstros a destruir as Pedras da Vida da equipe adversária, capturar Altares do Poder para ganhar novos recursos e expandir seu território, até destruir a base da outra equipe para obter a vitória, lembrando um pouco League of Legends neste aspecto.
Ao longo da partida, um Medidor de Titã vai enchendo enquanto a equipe causa e recebe dano. Ao ficar cheio, é possível evocar o Titã, uma criatura colossal que pode definir a vitória ou causar uma reviravolta na batalha. A Quantic Dream frisou que trata-se de uma criatura tão poderosa, que a equipe adversária precisa focar em destruí-la o quanto antes depois que ela aparece.
Foram fornecidos seis exemplos de personagens jogáveis, sendo a Mystic Scribe (Support), que atua para ajudar e curar seus aliados, o Iron Sorcerer (Vanguard), focado em construir quartéis e evocar criaturas para causar pressão no oponente, o Fire Elementalist (Skirmisher), cuja função é causar dano elemental nos adversários, a Swamp Witch (Summoner), especialista em evocar grandes quantidades de criaturas, o Stone Shaman (Builder), que foca na construção de estruturas defensivas, e a Astral Monk (Assassin), que causa dano elevado aos oponentes, mas tem pouca vida.
Jogadores definem o que muda na jogabilidade e na história do jogo
Em Spellcasters Chronicles, as batalhas têm duração de 25 minutos, com cada vitória e derrota contribuindo para os conteúdos que os jogadores poderão desbloquear em cada temporada. Além disso, os jogadores terão de encarar escolhas que impactam a jogabilidade e a história. Neste caso, foi explicado que quanto mais você jogar e vencer, mais influência sua decisão terá nisso.
“Spellcasters Chronicles começou como um experimento criativo, uma oportunidade de canalizar nossa paixão por contar histórias em um mundo compartilhado e vivo”, afirmou Gregorie Diaconu, diretor do jogo. “Embora seja muito diferente de nossos títulos anteriores, ele se baseia no que sempre nos moveu: dar aos jogadores o poder de moldar histórias — desta vez de forma coletiva."
O jogo está sendo desenvolvido há sete anos por veteranos da indústria em Paris e Montreal, em uma equipe totalmente dedicada e composta por profissionais que trabalharam em jogos como For Honor e Ghost Recon, e que também atuaram em empresas como Microsoft e WarGaming.
Ele faz uso do motor gráfico, ferramentas e pipeline criados pela própria Quantic Dream, juntamente com uma tecnologia online do estúdio que está sendo beneficiada pela experiência da sua empresa controladora, NetEase.
Presença na TwitchCon e beta fechado em 2025
Spellcasters Chronicles terá mais detalhes sendo revelados nesta sexta-feira, 17 de outubro, durante uma apresentação especial de gameplay e uma sessão com a equipe do jogo, transmitida ao vivo do palco LAN na TwitchCon San Diego, exibida globalmente pelo canal oficial Twitch LAN, das 15h30 às 22h30 (Horário de Brasília).
Participantes e espectadores terão uma primeira prévia do gameplay, direto do caos mágico do campo de batalha, além de detalhes exclusivos e a oportunidade de ganhar uma chave para jogar o beta fechado, que chega ainda em 2025 para PC (Steam).
Informações adicionais sobre Spellcasters Chronicles encontram-se no site oficial. As inscrições para o beta fechado podem ser feitas neste link.