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Shuhei Yoshida cancelou projeto do estúdio de God of War após serem gastos US$ 25 mi

Ex-presidente da SIE relembrou a história, explicando que não é bom trabalhar em algo que está passando por dificuldades por muito tempo

14 nov 2025 - 09h49
(atualizado às 09h50)
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Shuhei Yoshida cancelou projeto do estúdio de God of War após serem gastos US$ 25 mi
Shuhei Yoshida cancelou projeto do estúdio de God of War após serem gastos US$ 25 mi
Foto: Reprodução / Sony

No último episódio do podcast My Perfect Console with Simon Parkin, o ex-presidente da Sony Interactive Entertainment (SIE), Shuhei Yoshida, reconheceu ter cancelado pelo menos dois projetos que já estavam em produção há bastante tempo.

Um deles vinha sendo feito na Santa Monica Studio, responsável por God of War, enquanto que o outro estava em desenvolvimento em um estúdio europeu.

“Um deles era, na verdade, um dos jogos internos desenvolvidos pela Santa Monica Studios”, disse Yoshida (via VGC). “Não era um jogo de God of War, mas uma nova IP. E tinha um conceito realmente incrível e ideias de jogabilidade muito interessantes. E, claro, o pessoal da Santa Monica Studios é muito, muito capaz de criar arte de alta qualidade."

“Então, nós apoiamos este jogo por muitos anos, mas depois de serem gastos US$ 25 milhões, eles vieram até mim e disseram que ‘precisávamos parar’. Não me lembro exatamente do motivo – provavelmente a equipe não conseguiu encontrar o jogo que queriam. Era um ótimo conceito, uma ótima ideia, mas, você sabe, a jogabilidade não se concretizou.”

Yoshida explicou que cancelar jogos geralmente não era um problema sério, porque muitos estúdios testam conceitos e os descartam se não funcionarem. Dito isso, cancelar um jogo que já havia recebido US$ 25 milhões era uma tarefa mais complicada.

“Cancelei muitos jogos [em seus estágios iniciais]”, disse ele. “Ninguém conhece a maioria dos jogos, porque cancelamos cedo o suficiente. Testamos uma nova ideia e fazemos o protótipo. E se fica bom, continuamos. Se não fica bom, reformulamos ou paramos. Então, o cancelamento precoce não nos custa muito."

“No entanto, se o jogo estivesse progredindo bem e tivesse uma visão muito promissora, e continuasse em desenvolvimento, depois de US$ 25 milhões, era uma decisão muito difícil. Mas acho que, neste caso, a equipe do estúdio Santa Monica, por conta própria, pensou: ‘Sabe, provavelmente temos que parar’”.

“Outro jogo cancelado de porte semelhante era de um dos estúdios europeus, depois que assumi a responsabilidade pela SIE Worldwide Studios. Analisei todos os jogos em desenvolvimento e havia muitos projetos excelentes de estúdios europeus, como a London Studios, a EyeToy e, eventualmente, o PSVR e a Media Molecule, sabe? A Guerrilla Games."

"Existem muitos jogos bons da Europa. Mas um jogo, que era um projeto de grande orçamento, não tinha, de forma semelhante, a essência do jogo. Então, esses são dois grandes cancelamentos. Mas hoje em dia, um cancelamento de US$ 25 milhões não é nada de especial. Há cancelamentos muito maiores.”

Yoshida concluiu dizendo que não se arrepende de ter cancelado esses dois jogos, mas ressalta que não foi uma decisão fácil de se tomar.

“É difícil, né?”, respondeu. “A gente sabe que se continuássemos, havia uma chance, mesmo que pequena, de o jogo dar a volta por cima. Mas se continuássemos, o prejuízo [financeiro] só iria aumentar, e os desenvolvedores acabariam se cansando de trabalhar nisso. E não é saudável trabalhar em algo que está passando por dificuldades por muito tempo."

“Então, toda vez que cancelo um projeto, tento me comunicar com a equipe e dizer: ‘Não quero que vocês fiquem presos a este projeto por mais dois ou três anos. Não fazer isso significa que podemos fazer algo diferente, algo novo, totalmente novo. Então, vamos recomeçar do zero’”.

Fonte: Game On
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