Roblox anuncia Preço Regional para os itens dentro das experiências dos criadores
Novidade ajustará automaticamente os preços, visando facilitar a adaptação às condições econômicas locais e maximizar os ganhos
Muitos criadores na Roblox ganham Robux vendendo itens dentro da experiência (que oferecem benefícios ou habilidades especiais aos usuários), produtos para desenvolvedores ou itens de avatar baseados em suas experiências.
Nesta segunda-feira (21), a Roblox anunciou o Preço Regional para os itens dentro das experiências dos criadores, a fim de ajustar automaticamente os preços ao mercado local dos usuários, facilitando a adaptação às condições econômicas locais e maximizando os ganhos.
Quando os criadores optarem por isso, o Preço Regional determinará automaticamente os preços locais ideais para os passes vendidos nas suas experiências. Otimizar os preços para cada região, segundo a Roblox, ajuda os criadores a alcançarem seus objetivos de negócio e permite que mais usuários internacionais participem da economia da plataforma.
Para os usuários, isso significa que os preços em Robux passam a refletir melhor a economia local, em vez de manter o mesmo valor fixo, independentemente do país em que se encontram.
Como funcionará o Preço Regional
Suponha que um criador de experiência tenha definido o preço de um passe em 1.000 Robux nos Estados Unidos. Sem o Preço Regional, esse passe custaria 1.000 Robux em todos os países. No entanto, ao ativar o Preço Regional, o criador verá uma tela com o valor ajustado automaticamente com base na economia local.
O passe passa a custar 700 Robux para usuários no Brasil e 500 Robux para usuários na Índia. Usuários de cada país passam a ver preços que refletem melhor sua economia local.
Com o Preço Regional ativado, os preços dos passes são otimizados automaticamente para a economia local de cada usuário e atualizados periodicamente, conforme a economia virtual da Roblox — e a economia global do mundo real — evoluem.
Segundo a Roblox, testes iniciais com algumas das principais experiências mostraram que o ajuste de preços por região ajudou os criadores a aumentarem em aproximadamente 26%* a porcentagem de usuários que gastam dentro das experiências no Brasil, ao tornar os passes mais atrativos para esses públicos.
Ainda este ano, a Roblox planeja ativar o Preço Regional também para itens de avatar.
"O Preço Regional ajuda os criadores a expandirem seus negócios para um público internacional mais amplo, mas não é a única ferramenta de orientação de preços disponível. Descobrimos que o preço ideal é único para cada experiência — a estratégia certa para uma pode não funcionar para outra. Lançado no ano passado, a Otimização de Preços ajuda criadores elegíveis a determinarem os melhores preços para seus passes e produtos para desenvolvedores", disse a Roblox ao Terra Game On.
A Otimização de Preços permite que os criadores maximizem sua receita ao analisar o comportamento e as transações dos usuários dentro de uma experiência específica. Isso os ajuda a aumentar seus ganhos sem prejudicar o engajamento dos usuários.
Desde seu lançamento, conforme informado pela Roblox, a Otimização de Preços resultou em um aumento médio de 4% nos ganhos para criadores elegíveis que realizaram um teste de preços. Em muitos casos, esses testes recomendaram que os criadores reduzissem os preços de itens dentro das experiências, tornando suas ofertas mais atrativas para um público mais amplo e, assim, aumentando a receita total. (Excluindo os resultados de testes que não foram concluídos)
*o aumento mediano nos países testados foi de 26%. Esses dados refletem resultados iniciais e estão sujeitos a mudanças.