PUBLICIDADE

Pisa fundo! Conheça os 10 melhores jogos de corrida

Dos simuladores aos mais cartunescos, confira os melhores games do gênero disponíveis para você conhecer e jogar hoje mesmo.

22 out 2021 11h47
ver comentários
Publicidade
Foto: Divulgação

Se há um tipo de jogo que possui uma fanbase sólida é o de corrida. Desde sempre, este tem sido um gênero que vem sendo explorado de diversas maneiras. A primeira delas é através da simulação. Franquias famosas e já bem estabelecidas conquistam a crítica especializada por suas mecânicas avançadas e gráficos primorosos. Enquanto isso, jogos cartunescos ou que possuem uma proposta à parte do gênero passam a adotar o estilo de corrida em títulos inéditos e conquistam o coração dos fãs.

Hoje, nós trazemos os 10 melhores jogos de corrida para você conhecer e se aventurar mais no gênero. Não só eles são referência no que fazem, como também são produções modernas que estão servindo de exemplo para a nova geração de games. Com um alcance tão amplo — incluindo os principais consoles, PC e até o mobile —, o mais importante é você encontrar aquele que é a sua cara e, sobretudo, se divertir muito.

Crash Team Racing Nitro-Fueled

Nitro-Fueled é um dos jogos de corrida mais divertidos dos últimos tempos.
Nitro-Fueled é um dos jogos de corrida mais divertidos dos últimos tempos.
Foto: Divulgação

O primeiro título da nossa lista é Crash Team Racing Nitro-Fueled. Lançado em 2019, este é um jogo que serve de exemplo sobre como a adaptação do gênero serve bem a uma franquia tão popular quanto a do marsupial.

Conhecido originalmente pelo estilo de plataforma, Crash Bandicoot já ganhou algumas adaptações em consoles passados que colocavam o jogador no comando do volante ao lado de queridos personagens. Jogos como Crash Tag Team Racing e Crash Nitro Kart são bem conhecidos pelos fãs.

Na onda da remasterização dos jogos originais da franquia — que teve início em 2017 com o Crash Bandicoot N. Sane Trilogy —, o estúdio Beenox, em parceria com a Activision, lançou Nitro-Fueled, trazendo todo o universo já conhecido na campanha original e algumas caras e fases inéditas.

Os gráficos aprimorados dão um charme a mais para o jogo, que soube unir um bom gameplay à nostalgia. A inserção de novos circuitos em eventos (hoje já encerrados) renovaram a imagem do jogo, que ainda foi impulsionada pela chegada de outras figuras jogáveis, como o dragão Spyro.

Eleito o melhor jogo de esportes/corrida em seu ano de lançamento pelo The Game Awards, Crash Team Racing Nitro-Fueled é diversão e entretenimento imperdível para todas as idades

Forza Horizon 4

Forza Horizon 4 promove uma das melhores experiências com personalização de veículos e corridas.
Forza Horizon 4 promove uma das melhores experiências com personalização de veículos e corridas.
Foto: Divulgação

Um dos jogos de maior prestígio de seu nicho e da Microsoft, Forza Horizon 4 já é um querido de longa data. Disponível no Xbox Game Pass, este é um dos títulos mais comercializados pela empresa. Seu sucesso se dá pelo público fiel que ama dirigir pelos belos cenários do mapa.

Ambientado na Grã-Bretanha, Forza Horizon 4 dá a chance ao jogador de experimentar, modificar e colecionar mais de 450 carros — além de customizar seu próprio personagem e participar do maior campeonato do jogo. É possível ainda solucionar missões secundárias, o que dá margem para constante revisitação de espaços e busca por mais conquistas com o seu carro.

Premiado pela categoria de games do BAFTA, The Game Awards e por outras votações ao redor do mundo, essa é uma experiência recomendada por uma grande parcela dos jogadores que gostam de pilotar. Forza Horizon 5 está a caminho no próximo mês, e a melhor maneira de aquecer para seu lançamento é começar pelo quarto título numerado da série.

Horizon Chase Turbo

Inspirado em clássicos dos anos 90, Horizon Chase Turbo é um deleite aos olhos.
Inspirado em clássicos dos anos 90, Horizon Chase Turbo é um deleite aos olhos.
Foto: Divulgação

Lembra daquele jogo de corrida 2D chamado Top Gear? Horizon Chase Turbo é, em linhas gerais, um título que emula a sensação de outrora para a geração atual.

A inspiração no clássico dos anos 90 é clara. Mas, dessa vez, o jogador vivencia gráficos mais impressionantes e em três dimensões. O lado inteligente da Aquiris Game Studio, desenvolvedora do jogo, é que ela soube adaptar muito bem o estilo e trazer elementos novos que só fizeram bem à experiência.

Em cenários lindos, que vão de desertos a cidades escuras, jogadores competem em um circuito fechado até que um seja declarado vencedor. O jogo foi bem recebido pelo público e até hoje continua sendo atualizado. O mais recente update inseriu o DLC Senna Sempre em homenagem ao ícone brasileiro do automobilismo, trazendo carros de Fórmula 1 e uma jogabilidade em primeira pessoa marcantes.

Mario Kart 8 Deluxe

Assim como a maioria de seus games, Mario e seus amigos compõem o excelente jogo de corrida para o Nintendo Switch.
Assim como a maioria de seus games, Mario e seus amigos compõem o excelente jogo de corrida para o Nintendo Switch.
Foto: Divulgação

Assim como Crash Bandicoot, Mario já teve diversas adaptações no estilo de gameplay. Uma de suas mais famosas é justamente os jogos de corrida, em especial Mario Kart 8 Deluxe, título com nota alta no Metacritic.

A Nintendo soube não só aproveitar a gama de personagens, como também construir cenários lindos para que os jogadores aproveitassem ao máximo, usando seus itens e boosts, para conquistar a vitória.

Com as pistas da versão original de Nintendo Wii U adicionadas a conteúdos extras, Mario Kart 8 Deluxe é a experiência definitiva dos jogos de corrida cartunescos e, se você possui um Switch, recomendamos muito que experimente!

DiRT Rally

DiRT Rally é essencial para aqueles que buscam títulos com corridas radicais.
DiRT Rally é essencial para aqueles que buscam títulos com corridas radicais.
Foto: Divulgação

DiRT Rally é o início de uma franquia que não prescindiu elogios da crítica, sendo reconhecido por suas mecânicas até os títulos mais recentes. Porém, este primeiro título, lançado em 2015, é considerado por muitos como o melhor entre os demais.

O grande mote do jogo é oferecer ao dono do controle uma experiência envolvente e realista com os cenários de rally. O game promove corridas que captam bem a essência radical. Além disso, esse é o tipo de jogo de corrida que requer habilidade de quem o testa, uma vez que ele estimula o treino contínuo do jogador para aprimorar sua pilotagem. 

Se você gosta de um desafio, DiRT Rally pode ser a sua porta de entrada. Vale a pena conferir!

Asphalt 8: Airborne

Com opção mobile, Asphalt 8 entrega entretenimento ao público.
Com opção mobile, Asphalt 8 entrega entretenimento ao público.
Foto: Divulgação

Nem só os consoles e os computadores reúnem o melhor dos jogos de corrida. Se você quer mais uma experiência mobile, com certeza deve experimentar Asphalt 8: Airborne

Essa é provavelmente a produção mais famosa da franquia e o motivo se dá pelos belos gráficos do game e os recursos promovidos para o jogador. Estando só ou competindo com amigos em um multiplayer, o título permite a personalização do seu veículo e do seu avatar, além de sempre atualizar o seu conteúdo.

Com mais de 50 pistas disponíveis e uma variedade de escolhas para pilotagem, Asphalt 8: Airborne é um sucesso que merece a sua atenção.

F1 2020

F1 2020 é essencial para os entusiastas deste esporte.
F1 2020 é essencial para os entusiastas deste esporte.
Foto: Divulgação

Fórmula 1 é uma categoria de corrida que é popular até hoje. Seu nicho é bem fiel e sempre está em busca de novas atualizações e cenários para explorar no comando de carros profissionais, e F1 2020 trouxe tudo aquilo que os fãs mais gostam.

No game, é possível criar a sua própria equipe profissional para competir com líderes de campeonatos. Em 22 circuitos disponíveis, o jogador pode testar suas habilidades, personalizar seus veículos e dirigir nas longas pistas até ter o troféu em mãos.

A experiência mais abrangente que você pode ter com um jogo desse segmento é com o F1 2020. Experimente!

Project CARS 2

Project CARS 2 é muito eficiente em sua proposta de simulação.
Project CARS 2 é muito eficiente em sua proposta de simulação.
Foto: Divulgação

Project CARS 2 é um jogo distribuído pela Bandai Namco que disponibiliza mais de 180 veículos para o jogador ter uma experiência única com o volante. O título emula diversas categorias do automobilismo, sendo possível alterar condições climáticas e tipo de solo.

A produção traz toda a versatilidade e gameplay dinâmico em lindas paisagens. Este também é o game da franquia mais elogiado pela crítica, então recomendamos a experiência.

Sonic & All-Stars Racing Transformed

Jogo de corrida do Sonic com ícones da SEGA traz diversão para jogadores de todas as idades.
Jogo de corrida do Sonic com ícones da SEGA traz diversão para jogadores de todas as idades.
Foto: Divulgação

Já trouxemos alguns dos maiores mascotes de empresas de games (Crash e Mario), então nada mais justo que também falar sobre o jogo de corrida do Sonic, o ouriço azul queridíssimo pelo público.

Sonic & All-Stars Racing Transformed traz uma legião de personagens icônicos da SEGA para as pistas de cenários fantásticos. O grande diferencial deste jogo é que você joga no solo, na água e no ar. Isso porque, como sugere o título, os veículos usados pelo time se transformam em aviões e barcos, o que torna as fases muito mais dinâmicas.

Com diferentes modos disponíveis, incluindo Grand Prix e batalhas em arenas, este é um game bem divertido que, muito provavelmente, vai contagiar você, seus amigos e a família toda.

Gran Turismo Sport

Referência no nicho, Gran Turismo Sport é o mais recente título da franquia mundialmente famosa.
Referência no nicho, Gran Turismo Sport é o mais recente título da franquia mundialmente famosa.
Foto: Divulgação

Para fechar com chave de ouro, não poderia faltar ele: Gran Turismo Sport. Em mais um título exclusivo para plataformas PlayStation, a franquia apresenta carros desenvolvidos especialmente para uma experiência premium ao jogador. Gran Turismo, em sua essência, costuma ser elogiado pelo seu capricho, e neste título isso não é diferente.

Ao contar com montadoras emblemáticas como Ferrari, Mazda e Mercedes-Benz, o jogador tem em mãos a possibilidade de verificar cada detalhe interno e externo de seu precioso veículo e competir na Nations Cup para se tornar uma lenda do automobilismo.

Com uma nova produção da franquia a caminho, essa é a melhor forma de estar em dia com os controles e a direção dos carros disponíveis, além de também ser um ótimo título para iniciar sua jornada em jogos de corrida. Vai fundo!

Seja pela polidez ou pelo caráter do puro entretenimento puro, os títulos que citamos trazem consigo suas particularidades e são muito queridos por suas respectivas comunidades. Para além do ato de simplesmente pilotar um carro, esses jogos representam o futuro do games deste nicho e são essenciais para o que está por vir. E a melhor forma de você acompanhar isso é experimentar o que já está disponível hoje mesmo — não importando a plataforma de sua preferência.

Fonte: Game On
Publicidade
Publicidade