No Rest for the Wicked, do estúdio de Ori, talvez não seja lançado para Xbox
O CEO da Moon Studios, Thomas Mahler, disse que a empresa está priorizando lançar o game no PS5, PS5 Pro e Switch 2 nos consoles
O cofundador e CEO da Moon Studios, Thomas Mahler, responsável pelos jogos da franquia Ori, disse que o estúdio está priorizando as versões de PS5, PS5 Pro e Switch 2 de No Rest for the Wicked nos consoles, com o Xbox sendo deixado de lado por causa das "condições do mercado".
"Dadas as condições atuais do mercado, talvez só lancemos para PS5 e, potencialmente, para Switch 2 por enquanto", disse Mahler no Discord. "Teremos que discutir com a Microsoft e ver o que faz sentido para o Xbox."
Após essa declaração ter sido publicada nas redes sociais, foi iniciada um discussão sobre o estúdio estar abandonando o Xbox, levando em conta que Ori foi lançado originalmente como exclusivo da plataforma nos consoles. Mahler então foi ao fórum NeoGAF responder os questionamentos, desmentindo a ideia de que a mudança seria um tentativa de "extorquir" a Microsoft.
"Pessoal, podemos parar com essa insanidade de teoria da conspiração? Se o NeoGAF se tornar cada vez mais como o fórum roxo (Resetera), não se surpreendam se as pessoas pararem de postar aqui também”, escreveu Mahler (via VGC). “Então, não, não é uma extorsão, mas sim bom senso.”
Ele explicou que embora o estúdio adorasse que No Rest for the Wicked fosse lançado em todas as plataformas, precisam priorizar o PlayStation e Switch para ter velocidade na adição de recursos solicitados pela comunidade, como o modo cooperativo.
“O que nossa comunidade mais deseja é o suporte ao modo cooperativo e aos consoles, então queremos realizar esses desejos o mais rápido possível. Já estamos trabalhando duro no modo cooperativo para que as pessoas possam jogar Wicked no modo multiplayer em breve."
“E depois disso, a ideia é lançar a versão 1.0 antes do esperado inicialmente para que não tenhamos que lidar com o incômodo de ser um jogo em Acesso Antecipado nos consoles. Wicked já está em um estado muito bom, então quando sairmos do Acesso Antecipado, o jogo estará pronto.”
Mahler também disse que portar o jogo para Xbox Series X e S custaria mais tempo e recursos do que um port para PS5 e PS5 Pro.
"E para chegar lá rapidamente, primeiro daremos suporte à plataforma que tiver mais usuários, puramente por questões de recursos. Somos um estúdio independente relativamente pequeno, então fazer uma portabilidade de console com a qualidade que desejamos não é uma tarefa fácil."
“Portar para o Xbox significa portar para o Xbox Series X e Series S, e isso levará mais tempo para otimizar em comparação com a portabilidade para o PS5 e PS5 Pro. Portanto, provavelmente faremos o PS5/PS5 Pro primeiro e lançaremos lá para agradar os fãs e fornecer outros ports posteriormente."
“Isso é literalmente tudo o que há para fazer. E sim, precisaremos discutir com o Xbox e a Nintendo quais são as melhores estratégias para oferecer suporte às suas plataformas e seus recursos da melhor maneira possível, e essa será uma discussão contínua.”