Neva é uma aventura tocante sobre maternidade, do estúdio de GRIS
Viaje pelo fim do mundo com Alba e a loba Neva no novo game do Nomada Studio
Publicado pela Devolver Digital, Neva é um jogo de plataforma e quebra-cabeças sobre Alba, uma jovem mulher e um lobo magnífico, que embarcam juntos em uma aventura na beira do fim do mundo - o fim literal, no sentido de que ele vai se desfazer, não de que estão em um lugar muito distante, embora também estejam.
O jogo é a mais nova produção do Nomada Studio, que já me emocinou no passado com GRIS e após experimentar uma amostra de Neva no Summer Game Fest, jogando ao lado de Roger Mendoza e Adrian Cuevas, fundadores do estúdio, eu sei que vou precisar de um lenço quando chegar ao fim dessa nova aventura. Confira o trailer:
Uma das maiores inspirações do jogo é o filme 'Princesa Mononoke', do Studio Gibli, mas o maior motivo para Neva existir foi a vontade de seus produtores de querer fazer um jogo sobre paternidade. A relação entre Alba e o filhote de lobo que vai crescendo ao seu lado durante a aventura é um paralelo com a relação de uma mãe com o filho, e como ela vai mudando conforme ele cresce - ou ela, no caso, já que se trata de uma loba, a Neva do título!
No game, você não controla Neva, mas sim a humana Alba. As duas vão atravessar esse mundo meio fantasmagórico, meio arrepiante até, onde tudo está em decadência. Há muitas plataformas, quebra-cabeças simples que envolvem ajudar Neva a alcançar certos pontos da fase e a forma como a lobinha se comporta é o grande destaque.
Neva reage aos chamados de Alba como um animal de verdade. Me lembrou The Last Guardian e Shadow of the Colossus, por exemplo. Há um botão dedicado para Alba interagir com ela, encorajando, confortando e assobiando para a loba quando ela está longe e ela late de volta - os latidos, por sinal, foram gravados por um dos cães de um dos produtores do game.
Mesmo que sua atenção acabe canalizada para a loba, Alba é uma personagem bem legal de controlar: ela pula, rola, se esquiva, dá uns 'dashs' no ar, faz de tudo para ajudar a Neva a progredir pelo caminho. E no final da demo, vemos que toda essa ajuda é devolvida, quando a loba abre caminho para Alba - uma está lá para a outra e a forma como isso é construído sem diálogos, apenas com gestos e ações, é tocante, para dizer o mínimo.
Cada fase do jogo equivale a uma estação do ano e a que testei no Summer Game Fest foi a primeira, o Verão (bem apropriado, vai), cada uma representada por mudanças na vegetação e na paisagem em geral, principalmente na paleta de cores. Neva será uma aventura curtinha mas intensa, e segundo os produtores dá para ir do começo ao fim em 35 minutos, jogando no modo História, onde Alba não morre ao falhar em algum desafio ou combate. O modo Aventura pode ser um pouco mais exigente.
Neva chegará ainda em 2024 para PC, PlayStation 5, Switch e Xbox Series X/S.