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Mega Drive no Brasil: a lenda do 16 bits que virou paixão nacional

Há 35 anos o Mega Drive chegava oficialmente aos lares dos brasileiros

4 out 2025 - 15h26
(atualizado em 4/12/2025 às 15h30)
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Mega Drive no Brasil: a lenda dos 16 bits que virou paixão nacional
Mega Drive no Brasil: a lenda dos 16 bits que virou paixão nacional
Foto: Reprodução/Wiki Tectoy

Poucos videogames conseguiram marcar tanto a memória dos brasileiros quanto o Mega Drive. Lançado oficialmente em 1990 pela Tectoy, o console de 16 bits da Sega não demorou para ir além do papel de simples aparelho de diversão: tornou-se parte da cultura pop nacional, atravessando décadas e encantando gerações de jogadores.

Ao longo de sua trajetória, o Mega Drive acumulou um catálogo memorável, tendo Sonic The Hedgehog como grande embaixador. O ouriço azul virou símbolo de velocidade e irreverência, conquistando não apenas fãs da Sega, mas consolidando seu espaço definitivo na história dos games.

O console também marcou época pela sua batalha titânica contra a toda poderosa Nintendo, conquistando uma base sólida de fãs em todo o mundo, especialmente nos Estados Unidos e aqui no Brasil.

Agora, mais de três décadas depois, relembrar a trajetória do console é revisitar um capítulo essencial da história dos videogames. E aqui no Game On, você confere como esse ícone conquistou — e ainda mantém — seu lugar especial no coração dos jogadores.

A Tectoy e Stefano Arnhold: os heróis dessa história

Anúncio oficial da Tectoy sobre o lançamento do Mega Drive no Brasil em 1990
Anúncio oficial da Tectoy sobre o lançamento do Mega Drive no Brasil em 1990
Foto: Reprodução

O nascimento da lenda Mega Drive em terras brasileiras é inseparável da Tectoy, empresa fundada em 1987 e que começou sua história no mercado de brinquedos eletrônicos e logo firmou uma parceria com a Sega. 

Sob a liderança de Stefano Arnhold, a Tectoy não se limitou a importar o Mega Drive. Ela adaptou, traduziu, reinventou e até produziu conteúdo exclusivo para o público brasileiro, assumindo um papel de guardiã e produtora do console.

O grande golpe de mestre da Tectoy foi a nacionalização do Mega Drive. Em um país historicamente desafiado pela alta carga tributária, flutuações cambiais e a forte presença da pirataria, a Tectoy não apenas traduziu manuais; ela produziu o console e seus cartuchos localmente. 

Isso garantiu um preço final mais competitivo e a disponibilidade constante de produtos, o que era vital para o consumidor brasileiro. Essa dedicação à produção local e o suporte de longo prazo foram os pilares que permitiram ao Mega Drive se enraizar profundamente nos lares brasileiros, conquistando a confiança e a lealdade dos gamers.

A batalha do século: Mega Drive vs Super Nintendo

Os anos 90 foram marcados pela guerra dos 16 bits
Os anos 90 foram marcados pela guerra dos 16 bits
Foto: Reprodução

A guerra dos 16 bits foi, para muitos jogadores, o primeiro grande embate de consoles vivido intensamente no Brasil. De um lado, o Super Nintendo, com sua biblioteca refinada, reconhecido principalmente por seus jogos de plataforma e RPGs visualmente impressionantes, com franquias já consagradas como Super Mario e The Legend of Zelda. 

Do outro lado do ringue estava o Mega Drive, que se destacava pela sua velocidade, ação desenfreada e e uma pegada mais “radical”, consolidada por títulos icônicos como Sonic the Hedgehog, Mortal Kombat e Streets of Rage, e uma publicidade agressiva que apelava ao público adolescente.

Seguindo a cartilha que a Sega of America estava fazendo com o Mega Drive nos Estados Unidos (ou Sega Genesis, como era conhecido por lá), região onde o 16 bits também alcançara grande sucesso, a Tectoy soube adaptar e capitalizar a imagem do console como a plataforma para jogos de ação e títulos mais "maduros" aqui no Brasil.

Essa rivalidade estimulou o mercado, garantindo que os gamers tivessem acesso a grandes títulos e criando uma divisão de escolha que define a nostalgia da década de 90 até hoje.

Essa rivalidade não era apenas técnica — ela dividia locadoras, grupos de amigos e até famílias. Ir a uma locadora nos anos 90 significava escolher entre os cartuchos do SNES ou do Mega Drive. A disputa era tão acirrada que muitos jogadores se lembram até hoje de discussões acaloradas sobre “qual console era melhor”.

A biblioteca da nostalgia

O coração de qualquer console são seus jogos, e o Mega Drive ofereceu uma biblioteca espetacular que marcou a infância dos brasileiros com títulos de ação/plataforma, esportes, lutas e de naves espaciais.

Sonic, com sua velocidade e carisma, virou ícone de toda uma geração e da cultura pop. Streets of Rage trouxe o espírito das brigas de rua para dentro de casa, embalado por trilhas sonoras eletrônicas que ainda hoje são lembradas. Golden Axe, Shinobi e Gunstar Heroes mergulharam os jogadores em mundos de fantasia e aventura, enquanto a série FIFA Soccer aqueciam as rivalidades no futebol virtual.

O Mega Drive sempre foi lembrado como um console forte para jogos de ação rápida e arcade, e dentro desse cenário os shoot ’em ups (os inesquecíveis jogos de navinha espacial) brilharam muito nele. Ele recebeu títulos originais e também várias conversões de arcades que se tornaram referência até hoje, entre eles a série Thunder Force, Gaiares, Truxton, Gleylancer, entre vários outros.

Esses são apenas alguns exemplos, o console contou com inúmeros clássicos, muitos deles exclusivos na plataforma como a série Phantasy Star, Shining Force, Comix Zone, Ecco The Dolphin, ToeJam & Earl, Vectorman, entre outras joias.

No Brasil, porém, nada superou o impacto de Mortal Kombat. Ao contrário do Super Nintendo, que censurou o sangue, o Mega Drive trouxe o jogo em sua versão completa — um detalhe que fez dele o console “proibido” e desejado ao mesmo tempo, aumentando ainda mais seu apelo entre os jovens.

O legado da Tectoy

Turma da Mônica na Terra dos Monstros foi uma adaptação da Tectoy do jogo Wonder Boy in Monster World para o público brasileiro
Turma da Mônica na Terra dos Monstros foi uma adaptação da Tectoy do jogo Wonder Boy in Monster World para o público brasileiro
Foto: Reprodução

Nos Estados Unidos e no Japão, o Mega Drive encerrou sua trajetória ainda nos anos 90, com a chegada de novos consoles como o PlayStation e o Saturn. No Brasil, porém, a história foi diferente. A Tectoy continuou fabricando e relançando versões do Mega Drive por décadas, muitas vezes em formatos curiosos, como edições compactas com dezenas de jogos na memória.

Essa conexão especial com o público, no entanto, começou a se transformar após a saída de Stefano Arnhold, figura-chave na consolidação da marca por décadas, e a posterior venda da companhia para a Transire Eletrônicos, que assumiu uma nova linha de gestão e negócios.

Esse período de transição foi simbolizado pelo lançamento do Mega Drive 2017, uma edição comemorativa que resgatava o console clássico para celebrar mais de 30 anos da Tectoy e reforçar a ligação afetiva dos brasileiros com o videogame de 16 bits da Sega. Apesar das críticas às suas limitações técnicas, o relançamento teve forte apelo nostálgico e manteve viva a memória de uma era de ouro dos videogames no Brasil.

Hoje, a Tectoy segue em um caminho diferente: já não possui vínculos com a Sega ou seus antigos consoles e busca se posicionar no mercado por meio de novos produtos eletrônicos. Entre eles está o Zeenix, um PC gamer portátil importado da China, que representa o esforço da empresa em encontrar espaço em um setor altamente competitivo e dominado por gigantes globais.

Curiosidades brasileiras

A Tectoy desenvolveu e lançou exclusivamente no Brasil o jogo Duke Nukem 3D para o Mega Drive em 1998
A Tectoy desenvolveu e lançou exclusivamente no Brasil o jogo Duke Nukem 3D para o Mega Drive em 1998
Foto: Reprodução
  • A primeira embalagem vendida pela Tectoy (imagem de capa desse artigo) apresenta o videogame com a arte do logotipo "MEGA DRIVE" que foi produzida apenas para a foto, bem diferente da presente no console fisíco.
  • Localização em português: além de traduzir manuais e caixas para o português, a empresa localizou diversos jogos, tornando-os mais acessíveis e imersivos para o público local.
  • Promoções e brindes nacionais: campanhas de marketing com revistas em quadrinhos, doces e jogos embutidos diretamente em revistas. Alguns títulos vieram até com brindes físicos, como estojos personalizados e cartuchos duplos.
  • Adaptações exclusivas: Jogos como Turma da Mônica na Terra dos Monstros, Chapolim vs Drácula, Férias Frustradas do Pica-Pau, Duke Nukem 3D e Show do Milhão representam o esforço da Tectoy em criar conteúdo original que ressoasse com o público brasileiro.

O legado de uma lenda

35 anos depois e o Mega Drive ainda é lembrado com carinho por milhões de brasileiros
35 anos depois e o Mega Drive ainda é lembrado com carinho por milhões de brasileiros
Foto: Reprodução

Mais do que um simples console, o Mega Drive representa um momento histórico na vida de milhões de brasileiros. Ele não apenas popularizou os videogames no país, mas também ajudou a consolidar uma cultura gamer que continua forte até hoje.

Enquanto lá fora a rivalidade entre Sega e Nintendo ficou no passado, no Brasil ela ainda vive no coração de quem cresceu nos anos 90. Para muitos, o Mega Drive não foi apenas um videogame: foi o primeiro contato com um universo de imaginação e diversão que mudaria para sempre a forma como entendemos o entretenimento digital.

O aniversário de 35 anos do Mega Drive no Brasil é, portanto, mais do que uma data comemorativa: é a celebração de uma paixão que atravessa gerações, reafirmando o console da Sega como uma lenda imortal dos 16 bits.

Fonte: Game On
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