Mark Cerny diz que PS5 Pro terá suporte ao FSR 4 em 2026
Upscaler da AMD chegará para substituir a tecnologia PSSR do console
Mark Cerny, arquiteto-chefe do PS5, confirmou que o upscaler FSR 4 da AMD estará disponível no PS5 Pro no ano que vem, substituindo o PlayStation Spectral Super Resolution (PSSR), que estreou com o console no fim de 2024.
A novidade não é bem uma surpresa, já que a Sony ajudou a criar o FSR 4 como parte do Project Amethyst, uma parceria voltada à integração de IA em gráficos e jogabilidade.
"O algoritmo que eles criaram pode ser implementado em hardware da geração atual. Portanto, o algoritmo co-desenvolvido já foi lançado pela AMD como parte do FSR 4 para PC. E estamos em processo de implementação no PS5, e ele será lançado no próximo ano no PS5 Pro", disse Cerny ao Tom's Guide (via Wccftech).
Cerny esclareceu também que, diferentemente do que havia sido dito anteriormente, trata-se da "versão completa" do FSR 4 e não apenas de algo parecido com ele.
"Não é uma versão reduzida do algoritmo. É a versão completa da super-resolução co-desenvolvida que lançaremos no PS5 Pro."
Comentando a respeito do Project Amethyst, Cerny complementou dizendo: "Isto não é para fazer uma tecnologia proprietária. Isto é realmente uma tentativa de impulsionar a indústria. Obviamente, queremos usar essas tecnologias em nossos consoles, mas elas estão disponíveis gratuitamente para qualquer cliente da AMD. Grandes partes do RDNA 5, ou seja lá como a AMD acabe chamando, estão surgindo da engenharia que estou fazendo no projeto. E, novamente, isso vem da tentativa de levar as coisas adiante. Não há restrições quanto à forma como qualquer parte dela pode ser usada. A AMD está se movendo extremamente rápido. O que estou tentando fazer é me preparar para a próxima geração de consoles, então meu prazo aqui é de vários anos."
O PS5 Pro foi lançado em 7 de novembro por US$ 699,99. No Brasil, o console tem preço sugerido de R$ 6.999.