PS5 Pro terá upscaler parecido com FSR 4 em 2026
"A próxima evolução do PSSR", disse Mark Cerny, arquiteto-chefe do PlayStation
Após a AMD revelar que sua nova tecnologia FSR 4, presente nas placas de vídeo Radeon RX 9070 XT e RX 9070, foi criada em colaboração com a Sony, o arquiteto-chefe do PlayStation, Mark Cerny, informou que o PS5 Pro terá suporte para algo parecido com isso a partir do ano que vem.
“Nossa meta é ter algo muito similar ao upscaler do FSR 4 disponível no PS5 Pro para títulos de 2026 como a próxima evolução do PSSR (PlayStation Spectral Super Resolution); ele deve pegar as mesmas entradas e produzir essencialmente as mesmas saídas. Fazer essa implementação é bastante ambicioso e demorado, e é por isso que você ainda não viu esse novo upscaler no PS5 Pro", disse Cerny à Eurogamer (via Videocardz).
A novidade faz parte do Projeto Amethyst, uma colaboração da Sony e AMD para desenvolver tecnologias gráficas para PCs, mobile e consoles.
Lançado no ano passado, o PS5 Pro é baseado na arquitetura RDNA da AMD, sendo uma mistura que envolve RDNA 2 na parte principal da computação, RDNA 4 no Ray Tracing e uma arquitetura RDNA customizada para machine learning. Esse último componente ainda não foi muito explorado no PS5 Pro, mas a afirmação de Cerny sugere que ele será usado para implementar essa nova versão do PSSR que será parecida com FSR 4.
Apesar do FSR 4 ter um custo computacional significativo, Cerny acredita que o hardware de machine learning do PS5 Pro dará conta do recado sem precisar de muitas modificações.
"É isso que estamos almejando e acreditamos que podemos alcançá-lo", disse Cerny. "O número de desempenho máximo para o PS5 Pro é 300 TOPS de 8 bits sem esparsidade, o que se compara muito bem às GPUs AMD lançadas recentemente. Não acreditamos que a esparsidade seja útil para esse algoritmo de upscaling específico."
Esparsidade é um recurso de hardware de machine learning presente no RDNA 4, mas que não tem suporte no PS5 Pro. Trata-se de uma técnica em que uma porção significativa dos dados ou computações em uma rede neural são intencionalmente reduzidos ou ignorados para melhorar a eficiência.
Vale ressaltar que atualmente o foco da Sony não é oferecer um PSSR parecido com FSR 4 no PS5 Pro, mas sim expandir o suporte de PSSR para mais jogos. Apenas depois disso é que ela poderá focar em otimizar e implementar a versão atualizada do PSSR.