PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Jogo permite sobrevoar a Amazônia e identificar garimpos ilegais

Mod para Flight Simulator foi desenvolvido pelo Greenpeace; veja onde baixar

9 abr 2024 - 10h10
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Flying Guardians é um mod criado pelo Greenpeace Brasil em parceria com a Planet Labs que usa mapas gerados por satélites para identificar ações criminosas relacionadas ao meio ambiente na Amazônia.
Com Flying Guardians, os jogadores de Flight Simulator podem informar locais na Amazônia onde acreditam estarem ocorrendo crimes ambientais
Com Flying Guardians, os jogadores de Flight Simulator podem informar locais na Amazônia onde acreditam estarem ocorrendo crimes ambientais
Foto: Reprodução / Greenpeace Brasil

O popular Microsoft Flight Simulator agora pode ser utilizado para mostrar o desmatamento e garimpo ilegal na Amazônia, graças a um mod criado pelo Greenpeace Brasil em parceria com a Planet Labs PBC, empresa que trabalha no segmento de imagens de satélite.

Chamado de Flying Guardians, o mod usa mapas gerados pela Planet Labs para atualizar em tempo real a situação de regiões afetadas por garimpos e desmatamentos ilegais, permitindo que os usuários sobrevoem as regiões com imagens reais geradas por satélite e identifiquem possíveis áreas onde estejam acontecendo crimes ambientais.

Quando um usuário notar que há algo errado, consegue informar dentro do próprio jogo as coordenadas do local onde encontrou a situação suspeita.

“Com velocidade, tecnologia e adaptabilidade em sua essência, essa iniciativa preenche a lacuna entre o desejo da nova geração de fazer a diferença, o mundo dos games e a tecnologia dos satélites", disse Ricardo Guerra, diretor da Planet Labs na América Latina. "Esta iniciativa que estreia no Brasil possui imenso potencial para expansão global”.

“As terras indígenas Munduruku e Yanomami têm sido vítimas do garimpo ilegal, resultando em mortes de indígenas, devastação do meio ambiente, proliferação de doenças como a malária e contaminação dos rios por mercúrio", descreveu Jorge Dantas, porta-voz da frente de Povos Indígenas do Greenpeace Brasil. “A tecnologia usada na atualização constante dos mapas mostra a cada jogador a destruição causada pelo garimpo ilegal na Amazônia. Para ajudar a frear essa devastação, todos podem contribuir assinando nossa petição Amazônia Livre de Garimpo, ajudando as autoridades brasileiras na completa retirada de invasores das terras indígenas".

O mod também permite pilotar novas aeronaves, baseadas naquelas utilizadas pelo Greenpeace, além de utilizar quatro canais de rádio e quatro torres de comando - para informar as coordenadas - e comandos para assinar o abaixo-assinado Amazônia Livre de Garimpo.

Para baixar o mod, basta acessar o site oficial.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Publicidade