PUBLICIDADE

GTA: Relembre todos os games e confira curiosidades da franquia

Primeiro trailer de Grand Theft Auto 6 será revelado na terça-feira (5), mas você conhece todos os jogos anterores?

3 dez 2023 - 12h19
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: GameON

A espera está acabando para os fãs de Grand Theft Auto. A Rockstar vai apresentar o primeiro trailer de GTA 6 nesta terça-feira, 5 de dezembro, revelando enfim os primeiros detalhes oficiais sobre o jogo mais aguardado dos últimos anos.

Quer conhecer outros jogadores, saber das últimas novidades dos games e ter acesso a brindes e campeonatos? Participe do nosso Discord!

O rebuliço ao redor do anúncio não é exagerado. Grand Theft Auto é considerada por muitos uma das franquias dos games de todos os tempos. A série já vendeu mais de 370 milhões de cópias ao longo dos anos, com seus jogos figurando entre os maiores campeões de vendas, ao lado de títulos como Pokémon e Minecraft. Não é pouca coisa!

O impacto de GTA na cultura pop é tão grande que vai além dos games. Mesmo quem nunca encostou em um joystick já ouviu falar (bem ou mal) da franquia que envolve roubo de carros, assalto à banco e outras atividades criminosas. E para preparar o terreno para a revelação de GTA 6, nada melhor do que relembrar os jogos anteriores e conferir algumas curiosidades sobre a franquia que em breve completará 25 anos.

Preparado para um passeio no túnel do tempo? Aprete os cintos, porque "here we go again..."

Grand Theft Auto 1 (1997)

O primeiro jogo da franquia foi originalmente lançado para PCs (Windows e MS-DOS) em outubro de 1997, chegando depois para PlayStation e Game Boy Color, e era bem diferente dos jogos que os fãs conhecem hoje. O GTA original traz um cenário 2D com uma câmera posicionada no alto, ou seja, o jogador vê a ação toda de cima.

Como você pode imaginar, o jogador controla um criminoso e precisa completar trabalhos envolvendo roubo e assalto. Novas missões são adquiridas em orelhões (telefones públicos) espalhados pelas ruas de três cidades diferentes. O jogador ganha pontos ao cumprir as missões, usados como moeda para comprar itens como armas e medicamentos. 

GTA é ambientado nas cidades fictícias de San Andreas, Liberty City e Vice City, com total liberdade para o jogador explorar e interagir com o mundo - um aspecto que hoje parece trivial, mas que revolucionou os jogos em 1997, conquistando a atenção de muitos jogadores para o caos divertido criado pela Rockstar.

O sucesso do primeiro GTA rendeu duas expansões: GTA: Londres 1969 e GTA: Londres 1961, com mssões e uma nova cidade. A franquia nunca mais voltou à Londres, mas as expansões de Grand Theft Auto estabeleceram o padrão de visitar épocas diferentes do presente, que foi seguido em alguns dos títulos mais emblemáticos da série.

Grand Theft Auto 2 (1999)

Em outubro de 1999, a Rockstar lançou Grand Theft Auto 2. O estilo de jogabilidade era semelhante ao primeiro jogo, com a câmera de visão panorâmica e ação e aventura 2D. A versão para PC do jogo inclui dois modos diferentes, chamados Noon e Dusk.

Os jogadores atendem telefones públicos para receber missões de chefões do crime na fictícia  Anywhere City, cidade na qual o jogo se passa - não tão marcante quanto as três localizações do GTA original. Esse foi o primeiro game da série com modos multiplayer: Deathmatch, Team Deathmatch, Race e Tag. 

A diferença mais notável entre os dois primeiros jogos é o sistema de gangues. O jogador pode completar missões para mais de uma gangue em uma determinada área. No entanto, isso tem consequências: ao trabalhar para uma gangue, uma outra facção pode ficar desconfiada do personagem e se tornar hostil.

GTA 2 foi lançado para Dreamcast, GBA, PC e PlayStation.

Grand Theft Auto III (2001)

Grand Theft Auto III marca a primeira grande evolução da franquia. Lançado em 22 de outubro de 2001, GTA III foi o primeiro jogo da série com a câmera em 3ª pessoa. Os jogadores agora estão muito mais perto da ação, controlando o protagonista em suas atividades criminosas por uma câmera sobre o ombro.

Grand Theft Auto III se passa em Liberty City, a "Nova York" fictícia apresentada no GTA original. Os jogadores assumem o papel de Claude, um criminoso baleado por sua namorada durante um assalto a banco e posteriormente é preso pela polícia e condenado à prisão. No entanto, durante a transferência para o presídio, Claude e outro prisioneiro escapam e vão para uma casa segura, onde ele é apresentado a um chefe do crime e começa sua busca por vingança.

À medida que o personagem principal comete crimes, o "nível de procurado" acumula, o que faz com que policiais cada vez mais agressivos o persigam até que seja pego ou de alguma forma escape da captura. O jogo foi o primeiro da série a ser construído em um motor de jogo 3D. 

Grand Theft Auto III está disponível em várias plataformas, como PC, PlayStation, Nintendo Switch, Xbox e até para celulares. Claude voltou a aparecer em GTA: San Andreas, como figurante em uma das missões do jogo ambientado nos anos 1990.

Grand Theft Auto: Vice City (2002)

O sucesso de GTA III rendeu dois outros episódios, não numerados. O primeiro deles é GTA Vice City. O game foi o primeiro da série a apresentar um personagem protagonista com voz - e dublado por Ray Liota. O jogo se passa em Vice City, uma cidade fictícia baseada em Miami. Depois que um negócio de drogas dá errado, o assassino da máfia Tommy Vercetti sai em busca de vingança. Como nos jogos anteriores, os jogadores têm liberdade para viajar e aprontar pelo mundo aberto de Vice City.

À medida que a história avança, os jogadores completam missões principais e secundárias para desbloquear mais áreas jogáveis. Gráficos e jogabilidade são quase os mesmos da entrada anterior da série. As rádios trazem clássicos dos anos 1980, pois a aventura se passa 15 anos antes dos eventos de GTA III e inclui alguns dos mesmos NPCs do jogo. O jogador pode pilotar vários veículos, incluindo carros, motos, barcos e helicópteros.

O jogo é bem parecido com GTA III, mas com novas armas, gráficos e animações melhoradas. Lançado originalmente para PC, PS2 e Xbox, GTA Vice City está disponível para todas as plataformas atuais.

Grand Theft Auto: San Andreas (2004)

Segunda 'continuação' de GTA III e apresentando um enorme mapa de jogo de mundo aberto, Grand Theft Auto San Andreas se passa no estado de San Andreas, que é vagamente baseado nos estados da Califórnia e Nevada. A ação acontece em três cidades: Los Santos, San Fierro e Las Venturas (que são baseadas em Los Angeles, São Francisco e Las Vegas, respectivamente), além da zona rural, com estradas e florestas.

A trama acompanha CJ (Carl Johnson), acusado de assassinato por policiais corruptos. CJ completa missões para esses policiais para manter sua liberdade. GTA San Andreas segue as mecânicas de ação dos jogos anteriores, mas introduz elementos de RPG: agora, o jogador pode mudar completamente sua aparência e tem que comer e se exercitar para melhorar seu físico.

San Andreas introduziu vários elementos e mecânicas à série GTA, incluindo namoros, guerras de gangues e mini games. Além disso, San Andreas traz uma maior variedade de veículos no jogo (incluindo bicicletas, aviões e jetpacks), que também podem ser customizados e atualizados.

GTA San Andreas foi lançado no dia 26 de outubro de 2004, para PC, PS2, PS3, Xbox e Xbox 360. O game está disponível para todas as plataformas atuais.

Grand Theft Auto: Advance (2004)

Grand Theft Auto: Advance é ambientado em Liberty City e adaptado para dentro do portátil Game Boy Advance, empregando as mesmas mecânicas presentes nos dois primeiros games. O jogo acompanha de perto a história do criminoso Mike, que precisa trabalhar com os sindicatos do crime da cidade para descobrir quem está por trás do assassinato de seu amigo Vince, e, com sorte, escapar com vida antes que seja tarde demais

Devido às limitações do hardware do portátil, GTA: Advance tornou-se um retrocesso para a franquia. As tradicionais cenas animadas tiveram que ser substituídas por diálogos estáticos baseadas em texto e as estações de rádio foram substituídas por uma única melodia repetitiva para cada veículo.

Grand Theft Auto: Liberty City Stories (2005)

GTA: Liberty City Stories de 2005 é uma sequência de GTA III, originalmente lançada para PSP e é lembrada por ser o primeiro jogo 3D da série para um portátil. Também ambientado em Liberty City, Liberty City Stories foi projetado para aproveitar o hardware do PSP e consegue ter sucesso nessa empreitada. 

A história segue um mafioso chamado Tony Cipriani, que está tentando fazer o seu nome no submundo do crime. O jogo continuou a tradição da franquia de trazer uma jogabilidade não linear e aberta - e, claro, a principal diretriz é atirar primeiro e fazer perguntas depois. Lançado em 2005, o jogo também chegou ao PS2 e dispositivos Android e iOS.

Grand Theft Auto: Vice City Stories (2006)

Sendo uma sequência de Vice City, GTA: Vice City Stories estreou em 2006 para PSP antes de chegar ao PlayStation 2 no ano seguinte. Situado no ano de 1984 (dois anos antes de Vice City), o jogo segue a história de Victor "Vic" Vance e seus esforços para desenvolver um império criminoso em Vice City. 

Vice City Stories conseguiu melhorar alguns elementos de Vice City, trazendo maior aproximação com o personagem, além de aumentar a liberdade de colocar o caos nas ruas da cidade. Vice City Stories não trouxe muitas revoluções, mas conseguiu levar a experiência de GTA com dignidade ao portátil.

Grand Theft Auto IV (2008)

GTA IV marcou a introdução do Rockstar Advanced Game Engine ( RAGE ), engine gráfica própria da Rockstar, que elevou a jogabilidade a novos patamares de realismo e tornou o cenário urbano mais detalhado do que nunca. É o mesmo motor usado em Rockstar Presents Table Tennis, GTA V e na série Red Dead Redemption.

Liberty City é novamente o cenário da aventura, jogo de estreia da série nos consoles de alta definição PlayStation 3 e Xbox 360. O protagonista é o imigrante Niko Bellic, que junto com o primo Roman e outros aliados excêntricos, está em busca de um novo começo na América - mas para isso, vai precisar sujar as mãos e lidar com fantasmas do passado. É o jogo com o roteiro mais maduro da franquia, o que divide opiniões entre os fãs.

Em combate, o jogador pode usar uma variedade de armas brancas, armas de fogo e explosivos. Há um elaborado sistema de encontros e atividades para fazer com os amigos. GTA IV introduziu o uso de cobertura no combate da série. Os jogadores podem dirigir veículos com a câmera em primeira pessoa, mas não quando estão andando a pé por Liberty City.

GTA IV foi lançado em 29 de abril de 2008, para PC, PS3 e Xbox 360. O jogo está disponível para os consoles atuais, via retrocompatibilidade.

Grand Theft Auto: Chinatown Wars (2009)

Em 2009, Huang Lee, filho de um chefe da Tríade, tenta descobrir a verdade por trás da morte de seu pai e recuperar a espada da família desaparecida. Esses eventos ocorrem em Liberty City, que se parece muito com o que acontece durante o reinado de terror de Niko.

Ao contrário de GTA IV, o jogo não oferece muitos comentários sociais sobre a vida no final dos anos 2000. Em vez disso, coloca o foco diretamente nas gangues asiáticas e oferece uma ótima visão da maneira como elas operam. Não é tão envolvente quanto outros jogos principais da série, mas ainda assim é bastante agradável.

A mecânica básica permanece igual a outros jogos da franquia, com recursos adicionais de tela sensível ao toque para dispositivos portáteis. O jogo traz um sistema de procurado levemente diferente dos outros games, permitindo aos jogadores demolir carros de polícia para reduzir seu nível de procurado. Além disso, ele também apresenta uma mecânica de tráfico de drogas que dá aos jogadores a chance de utilizar a geografia e os mercados subterrâneos para ganhar dinheiro paralelamente.

GTA: Chinatown Wars foi lançado para os portáteis Nintendo DS e PSP.

Grand Theft Auto V (2013)

Lançado 10 anos atrás, GTA V usa o motor gráfico RAGE da Rockstar em uma versão muito mais aprimorada. O game é ambientado na cidade de Los Santos e no Blaine County, um mapa enorme simulando o sul da Califórnia com Inteligência Artificial aprimorada, tráfego denso, uma grande variedade de veículos aéreos, terrestres e marítimos, efeitos climáticos e muito mais.

O jogo gira em torno de três protagonistas principais: Michael De Santa, Trevor Philips e Franklin Clinton. Cada personagem tem uma habilidade especial que é aprimorada ao ganhar pontos de experiência. Uma vez que haja progresso suficiente na história, o jogador pode mudar de personagem.

O game impressiona pelos detalhes: Não apenas o cenário urbano típico foi apresentado, mas também montanhas altas, praias serenas, oceanos, natureza selvagem, shoppings e lojas de luxo, tudo é muito bem feito, interativo e cheio de surpresas para o jogador. GTA V conta com um modo online (GTA V Online) que é extremamente popular, conquistando novos jogadores até hoje. É o terceiro jogo mais popular de todos os tempos, vendendo mais de 110 milhões de cópias em 2019.

Não por acaso, GTA V teve vários relançamentos. O game está disponível para PC, PlayStation 3, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox 360, Xbox One e Xbox Series X/S.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Publicidade