Franquia Yakuza obteve sucesso global graças aos jogadores de PC, diz diretor
Popularidade da série da Sega aumentou de forma significativa após o lançamento de Yakuza 0 no PC
Durante uma entrevista realizada no PC Gaming Show Tokyo Direct na Tokyo Game Show 2025, o diretor e produtor executivo do Ryu Ga Gotoku Studio, Masayoshi Yokohama, explicou que graças aos jogadores de PC, a franquia Yakuza conseguiu finalmente obter muito sucesso fora do Japão.
"Para nós, os jogadores de PC têm um significado especial. Se não me falha a memória, foi há cerca de 11 anos que entramos no mercado de PC com Yakuza 0", relembrou Yokoyama (via PC Gamer). "Até então, lançávamos nossos jogos apenas para PlayStation, e eles eram exclusivamente em japonês, feitos especificamente para o mercado japonês."
"A série Yakuza em si foi criada originalmente com o conceito de 'japoneses criando um jogo para japoneses', então nunca imaginamos que seria aceita globalmente. Mas, depois que localizamos o idioma corretamente e criamos um ambiente onde jogadores de todo o mundo pudessem apreciá-lo, o mercado de PC o acolheu de forma significativa. Essa aceitação ajudou nosso estúdio a crescer e nos impulsionou em direção à globalização."
"Para o Ryu Ga Gotoku Studio e para a própria série Yakuza, os jogadores de PC desempenharam um papel incrivelmente importante", disse Yokoyama. "Eu realmente acredito que chegamos onde estamos hoje graças a eles. E, daqui para frente, espero que possamos continuar fazendo coisas divertidas e emocionantes juntos nesse espaço."
Yakuza 0 é o ponto de partida perfeito para quem quer começar a jogar esta maravilhosa franquia, já que cronologicamente ele mostra o início das histórias de Kazuma Kiryu e Goro Majima. Recentemente, foi anunciado que a versão Director's Cut, lançada em junho para Switch 2 e que inclui conteúdos inéditos, chega em dezembro para PC, PlayStation 5 e Xbox Series, tendo inclusive interface e legendas em português brasileiro.
Além disso, a Sega e o Ryu Ga Gotoku Studio também anunciaram Yakuza Kiwami 3 & Dark Ties, que trata-se do remake de Yakuza 3 com gráficos melhorados e com uma expansão que apresenta um novo protagonista.