Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Fracasso de Concord aumenta supervisão em jogos da Sony

Hermen Hulst, chefe do PlayStation Studios, diz que Concord prova que os jogos precisam ser testados mais rigorosamente no desenvolvimento

25 ago 2025 - 15h45
Compartilhar
Exibir comentários
Fracasso de Concord aumenta supervisão em jogos da Sony
Fracasso de Concord aumenta supervisão em jogos da Sony
Foto: Reprodução / Sony

Ano passado, a Sony encerrou o jogo como serviço, Concord, apenas duas semanas após ele ter sido lançado, fazendo com que ele se tornasse um dos maiores fracassos da história dos videogames. 

Agora, segundo Hermen Hulst, chefe do PlayStation Studios, isso serviu para que os jogos da Sony passassem a ter mais supervisão durante o processo de desenvolvimento.

"Desde então, implementamos testes muito mais rigorosos e frequentes, de diversas maneiras", disse Hulst ao Financial Times (via GameSpot). "A vantagem de cada falha... é que as pessoas agora entendem o quão necessário essa [supervisão] é"

Hulst também explicou querer que o PlayStation Studios faça grandes mudanças ao conceber franquias futuras e que gostaria de identificar falhas antes do lançamento.

"Não quero que as equipes não arrisquem o tempo todo", disse Hulst. "Mas gostaria que, quando falharmos, que falhemos cedo e de forma barata."

O fracasso de Concord resultou no fechamento da Firewalk Studios, responsável pelo jogo. Um dos próximos títulos como serviço da Sony, Marathon, já foi comparado negativamente com Concord, mas a empresa garantiu que não repetirá com ele os erros de Concord.

Em maio, foi descoberto que Marathon teve o trabalho de uma designer usado sem permissão, com o plágio sendo reconhecido pela Bungie e derrubado a moral dos funcionários no estúdio. O game foi adiado em junho, com a Sony dizendo no começo de agosto que o jogo chega até o fim de março de 2026.

Essa situação toda contribuiu para que a Bungie perca sua independência ao fazer parte do PlayStation Studios. Além disso, Pete Parsons deixou o cargo de CEO após trabalhar por mais de duas décadas no estúdio.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade